Picape Frontier 2009 fica mais potente

Na última segunda-feira, a Nissan apresentou à imprensa em Florianópolis, SC, a nova picape Frontier, que passa a ser fabricada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A segunda geração nacional do utilitário (a primeira foi lançada em 2002) tem apenas 25% de componentes feitos aqui e estréia no mercado no início de outubro. Em relação à versão importada, de acordo com a Nissan, a Frontier brasileira tem chassi e carroceria mais reforçados, suspensão recalibrada e melhor vedação.

O modelo nacional mantém o desenho imponente e robusto, marcado pelos traços fortes da carroceria. A frente preserva o pára-choque encorpado com faróis de neblina, faróis com extremidades angulosas e a grade com detalhes cromados, características semelhantes às da Pathfinder e do Novo X-Trail.

Visualmente, é igual à tailandesa. As diferenças ficam apenas nos detalhes de acabamento. (alguns deles opcionais), como pára-brisa degradê, rack de teto, tampa da caçamba com acionamento por chave e ganchos internos corrediços para amarração de carga na caçamba.

Combinando materiais de texturas distintas, o interior da Nova Frontier nacional se mostra amplo, confortável e funcional.

O estilo limpo e moderno está presente no desenho do volante, do painel e dos instrumentos, bem posicionados e de fácil leitura. Os passageiros que viajam no banco de trás agora têm mais conforto, pois encontram maior espaço para as pernas e um encosto mais ergonômico – cuja inclinação aumentou de 18.º para 23.º.

Ela será comercializada nas versões XE (de entrada) e SE (intermediária), ambas com a opção de tração 4×2 ou 4×4, além da LE (top de linha), somente com tração 4×4.

A montadora ainda não confirmou os preços definitivos, porém sinaliza que seu utilitário será posicionado no mercado com valores que oscilam entre R$ 85.000 e R$ 125.000, no caso do veículo com o acabamento LE equipado com o pacote de opcionais Luxury Pack. Disponível apenas na configuração de cabine dupla, o modelo é similar ao vendido no País desde o final de 2007, que era importado da Tailândia.

O utilitário da Nissan chega com duas opções de motores comum a todos os carros, 2.5 16V turbodiesel, de 144 cv e 36,3 kgfm de torque para a XE ou 172 cv de potência e 41,1 kgfm de torque para a “top” de linha LE, equipados com câmbio automático de cinco marchas ou mecânico de seis velocidades.

A versão LE será comercializada somente com a transmissão automática de 5 velocidades. De acordo com a Nissan, a Frontier LE será responsável por 60% do mix de vendas do modelo no País.

Com o lançamento da nova Frontier, a Nissan cobrirá uma gama maior no segmento, oferecendo uma família, no lugar de uma única versão, para um público que gosta de “fora-de-estrada”. (BN)