Piaggio MP3 Hybrid usa dois motores

Dois objetivos orientaram o trabalho dos engenheiros da Piaggio para o desenvolvimento do MP3 Hybrid: facilidade na condução e baixa emissão de gás carbônico na atmosfera.

Apresentado na 66ª Esposizione Internazionale Del Ciclo e Motociclo – EICMA 2008, o protótipo está equipado com dois motores: um a combustão e outro elétrico.

Sempre atenta à questão da mobilidade ecologicamente correta, a tradicional marca italiana afirma que o MP3 Hybrid não é simplesmente um “scooter” com dois motores, mas sim um avançadíssimo conceito que integra a tradição dos motores a gasolina de baixo impacto ambiental com a força extra dos propulsores elétricos.

Ágil para o trânsito congestionado dos centros urbanos, mas também bastante divertido para um passeio no final de semana, o MP3, com duas rodas na dianteira, precisava estar novamente à frente de seu tempo.

Por isso a versão Hybrid não se limita a oferecer apenas duas possibilidades distintas de propulsão, mas também os incorpora num sistema sofisticado que lhe permite combinar a potência do motor a gasolina, com uma pitada de consciência ambiental.

O Piaggio MP3 Hybrid incorpora um tipo de propulsão híbrida na qual os dois motores interagem por via eletrônica e mecânica, capazes de fornecer energia ao mesmo tempo para a roda.

O motor elétrico auxilia o motor a combustão, harmonizando o desempenho e oferecendo aceleração mais eficiente ao longo dos primeiros metros.

No Piaggio MP3 Hybrid também é possível operar apenas com o motor elétrico.

Com um simples toque num botão, o motor a combustão é desligado e o “scooter” MP3 Hybrid passa a ser totalmente ecológico, com nível zero de emissão. E a transmissão automática garante facilidade de uso.

O gerenciamento eletrônico combina não só os dois motores, mas também uma redução no consumo de combustível (até 60 km/litro) e nas emissões de CO2, apenas 40 g/km rodado.

Em termos de desaceleração e de frenagem, o sistema de controle do MP3 Hybrid recupera e acumula energia na bateria (freios regenerativos). Na prática, segundo o Grupo Piaggio, o MP3 Hybrid roda com a mesma desenvoltura de um modelo somente a combustão.

Por intermédio de um indicador no painel, é possível acompanhar o nível de carga da bateria. Uma vez na garagem a bateria pode ser carregada pela rede elétrica tradicional.

São necessárias apenas três horas para carregar as forças do MP3 Hybrid. As baterias estão localizadas sob o banco, que mantém espaço suficiente para acomodar um capacete.

Voltar ao topo