Peugeot comemora 150 anos do Leão

A Peugeot celebra os 150 anos do “Leão”, símbolo da marca e sinônimo de sua tradição.

Criado pelo artesão Julien Blazer a pedido de Jules e Emile Peugeot, fundadores da sociedade Peugeot Frères, a imagem do felino foi escolhida por possuir características que se assemelham às qualidades dos produtos Peugeot, como resistência, robustez e dinamismo.

Registrado em cartório no ano de 1858, o grafismo do emblema do Leão passou por uma série de evoluções, desde um perfil majestoso sobre uma flecha até o formato utilizado atualmente, com as imponentes garras em evidência.

Símbolo das ferramentas e utensílios domésticos produzidos em meados do século XIX, passou a representar também os moinhos de café a partir de 1881, as bicicletas em 1882 e as motocicletas, em 1898.

No decorrer dos anos 20s o Leão virou um ornamento comumente inserido na tampa do radiador pelos adeptos da marca. Dois tipos de Leão foram difundidos neste período: um deles “rugindo”, criado pelo escultor Marx, e outro a ponto de saltar, do artista Baudichon.

O emblema aplicado no Peugeot 406, lançado em outubro de 1995, inaugurou um formato mais encorpado do Leão, que foi estendido aos demais modelos “6”.

Em 1998, uma identificação mais contemporânea passou a decorar as partes traseira e dianteira dos veículos Peugeot, com formas estilizadas e cortes mais angulosos.

Com a finalidade de evocar uma missão patrimonial, a associação L’Aventure Peugeot criou em 2000 um Leão com escudo bordeado por uma moldura amarela e fundo azul.

Mas o logotipo utilizado hoje pela Peugeot é o resultado de um longo processo de evolução, que através dos tempos moldou o símbolo da marca em conformidade com a época e o estilo de seus produtos.

Entretanto, a notoriedade e força do Leão é universal e ultrapassa gerações, através de uma imagem que segue perfeitamente alinhada ao nome Peugeot e sua centenária tradição. A marca do Leão, é de fato uma assinatura de sucesso da Peugeot.