Seu ?design? revolucionário e a fluidez de suas linhas resulta num excelente coeficiente aerodinâmico. Com um estilo verdadeiramente ?felino?, seus faróis pontiagudos e a grande entrada de ar no pára-choque transmitem agressividade e dinamismo ao automóvel. O visual externo do veículo dá a primeira amostra disso, contrastando os habituais formatos do sedã ou da versão ?station-wagon? com uma área moderna e esportiva, marcada pelo longo capô, pelo pára-brisa bastante inclinado, e pelos ?esticados? faróis que invadem grande parte da lateral do carro. A coluna traseira feita como uma extensão da parte lateral e que segue até a extremidade da tampa traseira reforça esse tom agressivo por lembrar as formas de um cupê.
Com vários porta-objetos espalhados pelo habitáculo, o 407 traz espaço de sobra e boa habitabilidade, ajudada pela ausência do túnel central da carroceria. O carro mede 4,68 metros de comprimento por 1,81 m de largura e 1,45 m de altura. O porta-malas também é espaçoso, com 470 litros de capacidade, conforme as medições do fabricante. Para levar a bagagem, há uma rede de retenção para evitar que os objetos se movimentem. Além disso, os encostos do banco traseiros são bipartidos.
OLHO CLÍNICO
O Peugeot 407 chega às nossas ruas em duas versões, Sedan e SW, e com duas motorizações: 2.0 de quatro cilindros e 3.0 de seis cilindros. Avaliado em percurso urbano e rodoviário, de cerca de 250 quilômetros, o 407 Sedan com propulsor 3.0 V6 mostrou qualidades de sobra, tanto no desempenho, quanto em conforto, características obrigatórias para um modelo de seu segmento.
No painel de instrumentos, os cinco mostradores são revestidos em metal cromado. A direção tem regulagens de altura e profundidade. É equipado com câmbio automático seqüencial Tiptronic Porsche de seis velocidades. E gerenciamento eletrônico controla o funcionamento da suspensão de acordo com o comportamento do motorista e as condições da estrada. Numa estrada, por exemplo, o conforto é privilegiado. Num trecho de serra, com várias curvas, a suspensão se torna firme. Ideal para uma condução mais esportiva. Segundo Alberto Meyer, consultor técnico da Peugeot, a suspensão privilegia o estilo francês de dirigir, onde, sem prejudicar o conforto, ?o motorista sente qualquer alteração na superfície do asfalto, isto também faz parte do DNA Peugeot?.
Os preços sugeridos nas concessionárias são: R$ 107 mil para o sedã e R$ 114 mil para a ?station-wagon? 2.0, e R$ 155.000,00 para o 3.0 e R$ 162.000,00 mil para a perua equipada com motor V6. (BN)
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 2.946 cm³
Potência: 211 cv a 6.000 rpm
Torque (kgfm): 29 a 3.750 rpm
Câmbio: Automático, seqüencial, de seis marchas
Comprimento: 4,68 m
Largura: 1,81 m
Altura: 1,45 m
Entre-eixo: 2,73 m
Porta-malas: 468 litros
Peso: 1.729 kg
Suspensão: Rodas independentes, braços triangulares, McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados na frente e, na traseira, sistema multibraços com barras estabilizadoras, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados
Freios: Disco ventilado nas quatro rodas com ABS
Tanque: 66 litros
Preço: R$ 155.000,00