Peugeot 4002 será o “batmóvel” do futuro

Certamente o Peugeot 4002 será o substituto do atual “batmóvel”, se acontecer uma nova versão do filme Batman no cinema. Mas este automóvel com “design” futurístico é apenas um protótipo do projeto do alemão Stefan Schulze – vencedor do segundo Concurso de Design Peugeot, apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 2002. Confeccionado em escala 1/1, o Peugeot 4002 foi um dos destaques do estande da Peugeot no Salão de Frankfurt deste ano.

Certamente, o 4002 da Peugeot não passaria desapercebido se circulasse pelas ruas. Seu “design” ousado chama, e muito, a atenção das pessoas. Todos os detalhes da dianteira do Peugeot 4002 impressionam e chamam a atenção.

O “designer” escolheu para a dianteira uma grande grade do radiador, atrás da qual há dois faróis, que acompanham o desenho característico da marca para seus modelos, inspirados no modelo 402 de 1936. Essa grade é envolta por cromados que seguem para a capota de vidro e para a parte de trás do carro. O logo da marca foi colocado na parte inferior da grade, que é envolta por peças cromadas.

O 4002 conta com uma ampla área envidraçada e as portas abrem no estilo “Asa de Gaivota”. Se for olhada rapidamente a traseira do 4002 pode ser confundida como sendo a dianteira. Isto porque o cromado que envolve a grade da frente está presente também na parte traseira.

Três faixas cromadas atravessam o carro de ponta a ponta, unindo a dianteira com a traseira, passando por cima do teto de vidro, servindo inclusive como barra de proteção. Chama a atenção, ainda, os grandes pára-lamas emendados com o amplo pára-choque. O desenho das lanternas lembra dois triângulos de ponta cabeça.

Para mover esse verdadeiro “batmóvel” foram escolhidas rodas de aro 21 polegadas com desenho exclusivo. Como a maioria dos carros conceito, o Peugeot 4002 foi construído em liga de carbono, alumínio, fibra de carbono e resina, sob a supervisão do Centro de Estilo Peugeot. As peças cromadas, enfim, foram confeccionadas e encaixadas em seus respectivos lugares.

Depois de pronto iniciou-se a aplicação de uma pintura de dois tons: bege opaco e castanho metalizado. E o motor? Como era um projeto para ficar exposto em Frankfurt, esse detalhe não foi discutido pelos engenheiros. O Peugeot 4002, que parece ter saído de um filme do Batman, estava pronto para ser admirado!

Voltar ao topo