Passat 2005: novo “design”, novo motor e muito luxo

ja591.jpgAs primeiras fotos oficiais do novo Passat 2005, que será lançado ainda em fevereiro, acabam de ser reveladas pela montadora alemã. Na Europa, a sexta geração do Passat (sedã que até hoje contabilizou mais de 13 milhões de unidades vendidas) será comercializada a partir de março.

Externamente, além da nova dianteira com grade do radiador e faróis "Bi-Xenon Adaptative" (que acompanham as curvas) inspirados nos conceitos Concept R ("Roadster") e Concept C (Cabriolet-Coupé) o novo Passat ganhou lanternas traseiras com sistema de "leds".

ja592.jpgSeu interior conta com melhorias ergonômicas e possui quatro opções de combinações entre madeira e alumínio. O Passat 2005 possui mimos como a possibilidade de recarregar o "laptop" por meio de tomada de força de 230V, sistema "hands free" que funciona com aparelhos dotados de tecnologia Bluetooth (é possível fazer um ligação antes mesmo de entrar no carro e continuar falando ao dirigir, sem infringir as leis de trânsito). Como opcional, sistema de ar-condicionado eletrônico Climatronic, que permite o controle da temperatura com o toque de um botão em duas zonas de temperaturas distintas.

ja593.jpgPara ligar o novo Passat basta um toque no botão "start" (que dispensa o uso de chave). O sistema de ignição e de abertura e fechamento das portas é novo e sofisticado. Para abrir e fechar as portas pode-se usar o controle remoto ou o botão localizado próximo ao volante.

O novo Passat estará disponível com diversas motorizações a gasolina e a diesel. Com exceção do motor de entrada com 102 cv de potência, todos os motores a gasolina são novos na linha Passat. Os motores quatro cilindros com injeção FSI rendem 115, 150 e 200 cavalos de potência. O V6 3,2 litros também FSI rende 250 cv e será disponibilizado para a versão "top" no final de 2005. Os motores a gasolina são equipados com câmbio automático de seis marchas.

ja594.jpgFreio de estacionamento automático, que pode ser acionado com o toque em um simples botão, é outro requinte do novo Passat. Esse sistema, ligado a uma central eletrônica, permite outras funções dinâmicas para a automatização dos freios, como controle automático de distância (herança do Phaeton) que aciona os freios na possibilidade de uma colisão (eliminando a necessidade do freia-e-anda do trânsito) e acelera quando há espaço livre. Seu porta-malas comporta 565 litros de bagagem.

Voltar ao topo