Paróquia São Cristóvão promove procissão de veículos antigos

O padre Estanislau Palma/SVD, que há cerca de quatro meses assumiu a paróquia de São Cristovão na cidade de São José dos Pinhais, já é um grande incentivador da tradicional procissão de veículos antigos em louvor ao santo padroeiro dos motoristas que é realizada neste local há quatro anos.

O evento foi levado a efeito outra vez no dia 23 deste mês, reunindo dezenas de antigomobilistas locais, de Curitiba, Piraquara e outras cidades da Região Metropolitana da capital.

Depois da concentração na praça do Verbo Divino, os motoristas partiram às 10h30 com seus carros antigos numa procissão que percorreu durante cerca de 1 hora as principais ruas dessa agora movimentadíssima São José dos Pinhais que experimenta grande fase de desenvolvimento econômico, em grande parte devido às indústrias automotivas ali instaladas e que já beira a casa dos trezentos mil habitantes.

Quem diria que, não há muito tempo, as carreteiras em louca disparada tinham como pista justamente a rua XV de Novembro, a principal da então pacata cidade.  Um caminhão Chevrolet 1951 totalmente restaurado transitou à frente da procissão levando na carroçaria a imagem de São Cristovão com o menino Jesus nos seus ombros, seguido de outros caminhões, automóveis e camionetas, sob foguetório e buzinaço, chamando a atenção dos passantes.

Destaque a um caminhão GMC marítimo, um automóvel Chrysler 1936 e um Ford F-5 restaurado até o último parafuso pelo especialista e antigo construtor de carreteiras local João Prendim.

No retorno à paróquia de São Cristovão que, segundo a história, carregando o menino Jesus nos ombros, ajudou viajantes a atravessarem um rio caudaloso com firmeza e segurança, os antigomobilistas foram recebidos pelo padre Palma que abençoou os seus veículos e entregou, a cada motorista, uma carteira contendo a Oração ao santo e um chaveiro com a imagem dêste.

Aí então veio a outra parte boa do evento ou seja, o almoço de confraternização. Destacou o pároco que, essa procissão repre-senta uma manifestação de fé e religiosidade dos participantes, além de servir perfeitamente para anunciar ao grande público local a festa de São Cristovão que sempre é realizada no dia seguinte, domingo, naquela paróquia. Os antigomobilistas sempre colaboram e agradecem. Nas fotos, veículos no evento.