Paranaenses vão invadir Tarumã no brasileiro de endurance

Terá início neste fim de semana (19 e 20/4), no Autódromo Internacional de Tarumã, em Porto Alegre (RS), o Campeonato Brasileiro de Endurance 2008, com a realização de sua primeira etapa, na prova denominada "3 Horas de Tarumã". Como vem acontecendo nos últimos cinco anos, o Brasileiro de Endurance tem sido dominado pelos pilotos paranaenses, que têm conquistado títulos em todas as categorias, em grandes disputas com representantes de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

Categoria III

Uma dupla que está entre as favoritas ao título do Brasileiro de Endurance na Categoria III é Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus), com seu protótipo Predador, um dos mais rápidos em sua categoria atualmente no Brasil, que conta com o auxílio técnico da Equipe Billy Motorsport. O protótipo, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás. "Depois da etapa do Paranaense de Endurance, onde tivemos problemas com a bomba de água, revisamos totalmente nosso carro para a etapa de abertura do Brasileiro. Temos um carro bem acertado e se tudo correr bem estaremos no pódio em Tarumã", declarou Jair Bana (Master Power).

Outra equipe curitibana que vai participar do Brasileiro de Endurance é formada pelos pilotos Rodrigo Gonçalves/Maurício Amaral/Fábio Dalazem (Academia Gustavo Borges/AMD Rental). O trio corre com um protótipo Spyder, equipado com motor AP-2.0, 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood, também preparado pela Billy Motorsport. "Esse é um carro totalmente novo. Rodamos pouco no Paranaense de Endurance, pois abandonamos por problemas técnicos. O carro foi totalmente desmontado e está pronto para mais esse desafio. Tenho certeza que estaremos entre os primeiros na Categoria III. Sei que teremos grandes adversários, mas nosso carro tem muito potencial", argumentou Rodrigo.

Os irmãos Fabrício e Cassiano Colla (TSW Rodas/CNC Premium), voltam com força total este ano em busca de mais um título do Endurance para o Paraná. A dupla estará participando na Categoria III, a bordo de seu protótipo Spyder com motor Volkswagen AP 2.0, de 8 válvulas, com 218 cv de potência, equipado com câmbio Hewland, preparado pela Billy Motorsport. "A pista de Tarumã é a mais rápida do Brasil. Com um bom acerto de motor e suspensão em nosso carro, temos tudo para chegarmos na frente" disse Fabrício Colla. "Temos um motor forte e só dependemos de alguns ajustes nos treinos oficiais para fazermos uma boa corrida. Vamos em busca da vitória", disse Cassiano Colla.

E para completar o time de paranaenses, o curitibano Celso Zocolotte e o londrinense Augusto Rapcham depois de muitos anos correndo como adversários, formam uma dupla de ponta, com o apoio da Indrel Refrigeração Médico-Hospitalar, VHR Ar Condicionado, Link Participações e Lint Londrina Informations Tecnologies. Celso e Augusto vão correr com um protótipo Aldee Spyder motor Toyota F3 2000 cc, com 16 válvulas, injetado e câmbio Hewland.

"Depois de um longo tempo sem correr, é bom retornar ao Brasileiro de Endurance. Este ano pretendo participar de todo o campeonato", falou Celso Zocolotte. "Numa prova de longa duração o importante é a regularidade. Serão aproximadamente 145 voltas no circuito de Tarumã onde o mais importante é a durabilidade do equipamento", concluiu Augusto Rapcham.

Voltar ao topo