Paranaenses disputam as 3 Horas de Tarumã

Várias equipes paranaenses disputam neste fim de semana (4 e 5/4), as “3 Horas de Tarumã”, tradicional prova do calendário gaúcho, que também será válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2009.

A corrida será disputada em quatro categorias, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS). A largada está prevista para as 13 horas, com chegada as 16 horas e pódio as 16h10.

A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor.

Na Categoria II correm os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. Já a Categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. E a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.

Categoria III

Rodrigo e Maurício.

Depois de vencer a etapa de abertura do Brasileiro de Endurance, na Categoria III, a dupla Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus), com seu protótipo Predador, um dos mais rápidos em sua categoria atualmente no Brasil, é uma das favoritas à vitória domingo em Tarumã.

O protótipo, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás conta com o auxílio técnico da Equipe Billy Motorsport.

“A vitória no GP Cidade de São Paulo nos deu um pouco mais de confiança para brigarmos pelo título da categoria este ano. Vamos para a prova com a mesma cautela e dedicação imposta em Interlagos. Acredito que se tudo correr conforme nossa estratégia, voltaremos do Rio Grande do Sul com a vitória”, declarou Jair Bana (Master Power).

Outra equipe paranaense é a dupla Rodrigo Gonçalves/Maurício Amaral (Academia Gustavo Borges/Total Lubrificantes/Effa Motors), que fez uma revisão total no seu protótipo Spyder, depois da prova de São Paulo.

O protótipo é equipado com motor AP-2.0, 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood. Nos dias 18 e 19 de março, Rodrigo e Maurício realizaram testes no Autódromo Internacional de Curitiba com sua equipe, a Billy Motorsport.

“Treinamos forte no AIC e acredito nossa equipe achou o acerto ideal do nosso carro. O protótipo ficou perfeito, estável nas curvas e com retomadas de velocidades rápidas, muito importantes para o traçado da pista de Tarumã. Vamos em busca da primeira vitória na Categoria III nesta temporada, porque queremos brigar pelo título este ano”, concluiu Rodrigo Gonçalves.

Voltar ao topo