Grande destaque da nova linha Palio Weekend 2009, a Adventure em sua versão aventureira ganhou sobrenome mais agressivo: Locker.

continua após a publicidade

Equipada com motor 1.8 flex, que rende até 114 cv, a nova versão da Adventure foi denominada pela Fiat como um “SUV Light”, e tem como principal destaque inédito diferencial blocante, com acionamento por intermédio de um comando no painel, que anula em 100% o funcionamento do diferencial, gerando tração por igual nas rodas dianteiras.

A tarefa da Fiat de transformar a perua num mini-utilitário foi bem sucedida. A dianteira traz traços do conceito FCC, como o quebra-mato integrado, o pára-choque e uma ampla grade cromada.

O amplo pára-choque também mostra um par de faróis auxiliares – milha e neblina – e até um protetor frontal integrado. As laterais receberam amplas molduras sobre as caixas de rodas, até para adequar o carro à nova altura e ao novo conjunto de rodas de 15″, bem como pneus de uso misto de medidas 205/70. Ela está com 19 centímetros do solo.

continua após a publicidade

Seu teto ganhou rack com desenho semelhante ao já visto no Idea Adventure Graças ao sistema de suspensão desenvolvido pela Magneti Marelli, denominado Powershock, a Aventure Locker conta com amortecedores com molas internas.

Internamente, bancos com logotipos Adventure, painel com pintura grafite, e quadro de instrumentos analógico são as mudanças visíveis.

continua após a publicidade

Incorpora ainda, conjunto de instrumentos off road digitais, iguais aos vistos no Idea Adventure: inclinômetro lateral e longitudinal e bússola.

O primeiro teste da Adventure Locker foi feito numa pista montada pela Fiat, onde o sistema ELD – Eletronic Locker Differential – mostrou sua atuação.

Para acioná-lo, o condutor deve parar o carro completamente, pisar no freio, e apertar um botão no painel, junto ao sistema My-Car.

Esse bloqueio do diferencial é feito por uma bobina eletrônica que faz o sistema anular em 100% o funcionamento do diferencial, gerando tração nas duas rodas dianteiras com a mesma força.

Esse sistema só pode ser utilizado até os 20 km/h e é desativado automaticamente após essa velocidade.

Com o bloqueio ativado, a perua da Fiat quase “sobe-paredes”. A tração é ampliada, e terrenos difíceis são transpostos com muita facilidade.

Durante trajeto off-road, fora dos “exercícios” propostos pela Fiat, acionamos o sistema numa situação de muita lama. E o carro ignorou o lamaçal e manteve o controle, mesmo após tomar literalmente um banho de lama.

A Adventure Locker é um carro agradável de dirigir, e de acordo com a fábrica, faz de 0 (zero) a 100 km/h em 11,7 segundos, e chega aos 174 km/h de máxima, usando álcool. (BN

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, bicombustível
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 112 cv (G) e 114 cv (A) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 kgfm (G) a 2.800 rpm e 18,5 (A) kgfm a 2.800
Câmbio: Manual de 5 marchas
Comprimento: 4,30 m
Largura: 1,72 m
Altura: 1,64 m
Entre-eixo: 2,46 m
Porta-malas: 460 litros
Peso: 1.198 kg
Suspensão: Independente tipo McPherson, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora, na dianteira; independente, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e a tambor, na traseira
Tanque: 51 litros
Preço sugerido: a partir de R$ 54.380,00