Palio Weekend 2009 encara qualquer terreno

Grande destaque da nova linha Palio Weekend 2009, a Adventure em sua versão aventureira ganhou sobrenome mais agressivo: Locker.

Equipada com motor 1.8 flex, que rende até 114 cv, a nova versão da Adventure foi denominada pela Fiat como um “SUV Light”, e tem como principal destaque inédito diferencial blocante, com acionamento por intermédio de um comando no painel, que anula em 100% o funcionamento do diferencial, gerando tração por igual nas rodas dianteiras.

A tarefa da Fiat de transformar a perua num mini-utilitário foi bem sucedida. A dianteira traz traços do conceito FCC, como o quebra-mato integrado, o pára-choque e uma ampla grade cromada.

O amplo pára-choque também mostra um par de faróis auxiliares – milha e neblina – e até um protetor frontal integrado. As laterais receberam amplas molduras sobre as caixas de rodas, até para adequar o carro à nova altura e ao novo conjunto de rodas de 15″, bem como pneus de uso misto de medidas 205/70. Ela está com 19 centímetros do solo.

Seu teto ganhou rack com desenho semelhante ao já visto no Idea Adventure Graças ao sistema de suspensão desenvolvido pela Magneti Marelli, denominado Powershock, a Aventure Locker conta com amortecedores com molas internas.

Internamente, bancos com logotipos Adventure, painel com pintura grafite, e quadro de instrumentos analógico são as mudanças visíveis.

Incorpora ainda, conjunto de instrumentos off road digitais, iguais aos vistos no Idea Adventure: inclinômetro lateral e longitudinal e bússola.

O primeiro teste da Adventure Locker foi feito numa pista montada pela Fiat, onde o sistema ELD – Eletronic Locker Differential – mostrou sua atuação.

Para acioná-lo, o condutor deve parar o carro completamente, pisar no freio, e apertar um botão no painel, junto ao sistema My-Car.

Esse bloqueio do diferencial é feito por uma bobina eletrônica que faz o sistema anular em 100% o funcionamento do diferencial, gerando tração nas duas rodas dianteiras com a mesma força.

Esse sistema só pode ser utilizado até os 20 km/h e é desativado automaticamente após essa velocidade.

Com o bloqueio ativado, a perua da Fiat quase “sobe-paredes”. A tração é ampliada, e terrenos difíceis são transpostos com muita facilidade.

Durante trajeto off-road, fora dos “exercícios” propostos pela Fiat, acionamos o sistema numa situação de muita lama. E o carro ignorou o lamaçal e manteve o controle, mesmo após tomar literalmente um banho de lama.

A Adventure Locker é um carro agradável de dirigir, e de acordo com a fábrica, faz de 0 (zero) a 100 km/h em 11,7 segundos, e chega aos 174 km/h de máxima, usando álcool. (BN

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, bicombustível
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 112 cv (G) e 114 cv (A) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 kgfm (G) a 2.800 rpm e 18,5 (A) kgfm a 2.800
Câmbio: Manual de 5 marchas
Comprimento: 4,30 m
Largura: 1,72 m
Altura: 1,64 m
Entre-eixo: 2,46 m
Porta-malas: 460 litros
Peso: 1.198 kg
Suspensão: Independente tipo McPherson, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora, na dianteira; independente, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e a tambor, na traseira
Tanque: 51 litros
Preço sugerido: a partir de R$ 54.380,00