Palio e Siena Fire mais potentes

O Fiat Palio Fire e o Fiat Siena Fire, versões de entrada da família Palio que estão chegando às revendas da marca, passaram a ser equipadas com o avançado motor 1.0 Fire, que traz grandes inovações.

Isso significa desempenho e dirigibilidade melhores. Eles ainda receberam novo painel de instrumentos e novas calotas. Somem-se a essas novidades o interior espaçoso e bem-acabado, muita segurança, uma lista completa de equipamentos e ainda a opção de 2 e 4 portas para o Palio Fire, tornando-os carros realmente competitivos em seus segmentos.

O moderno motor 1.0 Fire de 8 válvulas que equipa os modelos concilia economia e desempenho – na estrada, ele roda 17,2 km com um litro de combustível; na cidade, faz 13 km/l. Com 65 cv de potência e torque de 9,1 kgfm a 3.000 rpm, o novo motor enfrenta bem o trânsito urbano e roda com desenvoltura na estrada. Chega aos 154 km/h de velocidade máxima. Com ele, o Palio Fire acelera de 0 a 100 km/h em 15,8 segundos; o Siena Fire acelera de 0 a 100 km/h em 17,3 segundos. Tudo isso segundo dados da montadora instalada em Betim, MG.

Para tornar o Palio Fire e o Siena Fire mais modernos, a Fiat os equipou com novo painel de instrumentos de contornos e texturas agradáveis, que permite excelente visualização dos mostradores. Velocímetro, hodômetro digital, nível de combustível e as luzes-espia, que monitoram diversas funções, são claros, facilitando a vida do motorista.

Essas novidades deixaram o Palio Fire e o Siena Fire mais atraentes e competitivos. Como itens de série trazem o eficiente sistema antifurto Fiat Code, preparação para som, rodas de 13 polegadas com calotas integrais exclusivas, bancos com formato anti-submarining, volante EAS e vidros climatizados verdes.

O Siena Fire ainda sai de fábrica com pára-choques pintados na cor da carroceria, vidro traseiro térmico e espelhos retrovisores externos com regulagem interna – contando ainda com um dos maiores porta-malas do segmento, com capacidade para 500 litros de carga.

A novidade para os dois modelos são cintos de segurança laterias traseiros retráteis. Entre os principais opcionais, estão o “airbag” duplo, sistema ABS de freios, ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica nas portas, vidros dianteiros elétricos e apoios para cabeça no banco traseiro.

O Palio Fire e o Siena Fire podem ser comprados pela internet www.fiat.com.br e contam com o Confiat, o serviço de assistência 24 horas que presta socorro em qualquer parte do Brasil. A manutenção é garantida por 531 concessionárias e postos assistenciais espalhados por todo o País.

Conheça as novidades do motor 1.0 Fire

O motor 1.0 Fire, agora com 65 cv de potência, que equipa o Palio e o Siena, é econômico, confiável, robusto, compacto e ecológico: já cumpre as leis de emissões brasileiras que entrarão em vigor somente em 2005, para 40% da produção, e em 2007 para a sua totalidade. Veja quais são as principais novidades do motor 1.0 Fire:

Drive by wire

O sistema eletrônico de controle de aceleração tornou o cabo do acelerador obsoleto e melhorou muito a dirigibilidade do veículo. Uma central eletrônica gerencia todo o processo, abrindo a borboleta do acelerador de forma progressiva e, assim, evitando os trancos comuns em retomadas e desacelerações súbitas.

Comando de válvulas

O motor 1.0 Fire recebeu novo eixo de distribuição com novo diagrama que permite uma maior abertura das válvulas (“lift”). Isso resultou em um acréscimo no volume de ar aspirado, melhorando o torque em baixas rotações.

Taxa de compressão

Ela agora é de 10,8:1 devido aos novos pistões. A taxa mais alta, aliada à maior abertura das válvulas, resulta em um aumento do volume de ar aspirado e maior compressão da mistura ar/combustível, gerando mais potência e torque em todos os regimes de rotação do motor.

Coletor de admissão

A parede interna do coletor, menos rugosa, aumenta a fluidez do ar de admissão. Dessa forma, a câmara de combustão se enche com mais facilidade e uniformidade, melhorando o rendimento volumétrico e economizando combustível. O coletor tem dutos mais curtos e de maior diâmetro, fazendo com que a velocidade do ar aumente em altas rotações. Essa configuração, em conjunto com o corpo de borboletas vertical, permitiu a redução do comprimento da mangueira de aspiração de ar. Ambos os recursos proporcionaram um ganho de potência

Coletor de descarga

Com catalisador incorporado (sistema “close-coupled”), o novo coletor de descarga foi criado para reduzir os níveis de emissões. O moderno motor 1.0 Fire de 8 válvulas que equipa os modelos Palio e Siena 2004 concilia economia e desempenho, enfrentando bem o trânsito urbano e rodando com desenvoltura na estrada. (BN)

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