Garantindo visual mais esportivo, o Palio 1.8R ganhou acessórios que o diferenciam do restante da linha. Entre eles estão faixas laterais e nas tampas traseiras, com logotipo ?R?, máscara e canhões dos faróis finalizados em preto, ?spoiler? traseiro cinza, rodas de liga leve de 14 polegadas e lanternas fumê. O modelo vem ainda com faróis de neblina e ?brake-lights?, ambos itens de série. Outro destaque fica por conta das bordas da grade do radiador, pintadas de cinza, enquanto seu fundo tem acabamento preto.
O novo esportivo compacto da Fiat Automóveis sai de fábrica muito bem equipado. Além dos itens e acabamentos exclusivos, traz, entre seus equipamentos de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, trava central, My Car Fiat (que permite ao motorista configurar e personalizar diversas características funcionais do carro), computador de bordo, duplo porta-luvas, comandos internos de abertura do compartimento de bagagem e do reservatório de combustível, ?brake-light?, faróis de neblina e luz interna temporizada.
OLHO CLÍNICO
O Palio R é equipado com motor de 1.8 litro flexível em combustível (pode ser abastecido com gasolina ou álcool em qualquer proporção). Com apelo esportivo é o mesmo propulsor usado pelo Idea e o Stilo Flex, 1.8 bicombustível, entretanto com um cavalo a mais do que a unidade oferecida na minivan e no ?hatch? médio.
Seu câmbio de 5 marchas teve a relação de diferencial encurtada, o que colaborou para melhorar (ainda que de forma imperceptível) o desempenho do carro em aceleração. Abastecido apenas com gasolina, o Palio 1.8R rende 113 cavalos e 17,8 kgfm de torque, também a 2.800 rpm. Nessas condições, segundo a Fiat, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h.
O peso de 1.073 kg e a relação peso/potência de 9,33 kg/cv contribuem para a aceleração, superior ao do restante da linha Palio, e as retomadas rápidas.
As suspensões também foram alteradas, com a adoção de molas 15 % mais duras e de amortecedores recalibrados. Somadas aos novos pneus 185/60 R14, as alterações resultaram em diminuição de 1,2 centímetro na altura do carro em relação ao solo.
Ao volante, são as alterações que mais se fazem sentir. Mais firme, aumentou o prazer de guiar. O Palio R inclina a carroceria pouco menos em relação ao ?normal?, demonstrando boa estabilidade, desde que dirigido dentro dos limites ditados pelas leis que regem nosso trânsito, tanto urbano como rodoviário. Durante a avaliação, o carro mostrou que os ?cavalos? extras o deixaram mais esperto, garantindo dirigibilidade esportiva. Deve agradar ao público jovem. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V
Cilindrada: 1.796cm3
Potência: 113 cv (gasolina) e 115 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 kgfm (gasolina) e 18,6 kgfm (álcool) a 2.800 rpm
Taxa de compressão: 10,5:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 3,82 m
Largura: 1,63 m
Altura: 1,43 m
Entre-eixos: 2,37 m
Porta-malas: 290 litros
Peso: 1.073 kg
Suspensão: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora na dianteira, e rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora na traseira
Freios: Dianteiros a disco ventilado, e traseiros, a tambor
Tanque: 48 litros
Preço sugerido: R$ 39.990,00