Pajero TR4: feito para ruas, trilhas e estradas

Novo modelo produzido na unidade industrial de Catalão (GO), o Pajero TR4, foi apresentado à imprensa especializada pela Mitsubishi do Brasil no início desta semana. Perfeito para o uso “on e off road” conta com tecnologia até então não encontrada em sua categoria.

O Pajero TR4 é o primeiro SUV produzido no Brasil e na América do Sul, que tem em seu projeto moderna tecnologia de construção estrutural: o chassi integrado ao monobloco, semelhante ao do Pajero Full. A identidade do novo veículo produzido no País, destaca-se na sigla TR4, ou seja, tração nas quatro rodas.

Externamente, o TR4 apresenta frente moderna, com nova grade onde destaca-se o logotipo cromado da Mitsubishi Motors. O capô e as rodas foram redesenhados e o sistema de iluminação recebeu novo bloco ótico, com faróis remodelados e cromados. Os faróis de neblina estão incorporados ao pára-choque dianteiro que também recebeu novo desenho e vem pintado na cor do carro.

O protetor de cárter é de composite, mais leve e resistente, na cor grafite, perfeitamente integrado ao conjunto de rodas e pneus. Os engates para reboque dianteiro e traseiro estão posicionados de forma a serem alcançados com facilidade. A antena está colocada na parte traseira do veículo e a grande área envidraçada permite excelente visibilidade para quem dirige. Sua direção é hidráulica do tipo pinhão e cremalheira, com acionamento progressivo, garantindo conforto nas manobras e segurança em altas velocidades. Também detém os melhores ângulos de entrada (38 graus) e de saída (41 graus) da categoria, especiais para situações de “off-road”.

Projetado para cinco passageiros, o espaço interno do Pajero TR4 supera em muito as expectativas dos proprietários dos automóveis normais. O porta-malas tem 500 litros de capacidade, até o nível da tampa de cobertura das bagagens. Os encostos dos bancos traseiros são bipartidos e reclináveis, permitindo melhor acomodação para os passageiros. Também podem ser rebatidos total ou parcialmente.

O painel é completo, com instrumentos de fácil leitura (inclusive conta-giros), e com acabamento na cor titânio. Ar-condicionado, CD Player com quatro alto-falantes, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, trava das portas e vidros com acionamento elétrico, relógio digital, vidros verdes com pára-brisas degradê são alguns dos muitos equipamentos do Pajero TR4. Os únicos opcionais disponíveis são bancos forrados de couro e o sistema de áudio Premium Sound.

Motor de 2.0 litros, 16V, com comando de válvulas no cabeçote, injeção de combustível ECI-Multi, de 131 cv a 5.500 rpm e torque de 18 kgfm a 4.500 rpm movimenta o Pajero TR4, que vai da imobilidade a 100 km/h em apenas 12 segundos e alcança a velocidade máxima de 164 km/h. O consumo médio cidade/estrada, segundo a montadora, é de 10,7 km/litro de combustível.

Os freios são a disco, ventilados nas rodas dianteiras e a tambor, nas traseiras. O Pajero TR4 pode ser adquirido com transmissão manual ou automática, e tem preço inicial sugerido em torno de R$ 61 mil, para a versão com câmbio manual. –A.C.B.

Voltar ao topo