Paixão antiga, novo Fusca já está à venda no Brasil

Um dos destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo, o sucessor do New Beetle, agora chamado apenas de Fusca, já está à venda nas concessionárias do país. Equipado com motor 2.0 TSI, com turbo e injeção direta de combustível, de 200 cavalos, o Fusca em sua versão de entrada com câmbio manual de seis velocidades, custa a partir de R$ 76,6 mil. Com a transmissão DSG de dupla embreagem, o valor sobe para R$ 80.990 e com opcionais pode chegar até R$ 100 mil.

Importado do México, o carro irá disputar mercado principalmente com o Mini One, Citroën DS3 e o Audi A1, todos com preços entre R$ 69.950 e R$ 94,9 mil. De acordo com a Volkswagen, a decisão de reviver o nome faz parte de uma estratégia global de marketing, já que outros países vão seguir pelo mesmo caminho. Na Itália, por exemplo, o novo carro será conhecido como Maggiolino, e na França seu nome será Coccinelle. Independentemente do apelido, o Fusca deve conquistar admiradores tanto pelo estilo retrô mais masculino, com vincos espalhados pela carroceria quanto pelo desempenho do motor 2.0 turbo, o mesmo utilizado no Jetta.

Visual novo

Em termos de visual, o capô avança muito mais em direção ao para-choque dianteiro e as lanternas traseiras dão a impressão de passarem por baixo da tampa do porta-malas. Ainda na parte de fora, destacam-se os faróis de neblina, os faróis bixenônio com LEDs de luz diurna, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, abertura do porta-malas no logotipo Volkswagen, spoiler traseiro bicolor para melhorar a estabilidade, duas ponteiras de escapamento cromadas, freios a disco nas quatro rodas com pinça vermelha, teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas.

O painel também agregou detalhes que remetem à esportividade, como o volante e instrumentos na parte superior central, que marcam temperatura de óleo e pressão do turbo. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e câmbio manual de seis marchas. Opcionalmente, ele pode vir com sistema de som premium fabricado pela tradicional marca de guitarras Fender e rodas de liga leve de 19 polegadas.

Rivelino e Chacrinha na campanha publicitária

A Volkswagen do Brasil revive os velhos tempos do Fusca com um dos personagens de maior destaque da televisão brasileira. O apresentador Chacrinha e o ex-jogador de futebol Rivellino fazem parte da campanha publicitária da volta do Novo Fusca ao mercado nacional. Em “Rivellino”, são utilizadas imagens de uma entrevista do jogador quando ele conquistou o título de tricampeão mundial, e faz divertidas referências ao Fusca de 2012. Dentro desta mesma linha, o segundo filme teaser, o “Chacrinha”, mostra imagens do saudoso velho guerreiro trazendo um recado bem humorado para o pessoal do futuro.

Na estrada

O Fusca realmente mudou. É gostoso de dirigir e entrega toda a potência solicitada no pedal do acelerador. O volante multifuncional tem desenho esportivo, com a parte de baixo reta, e borboletas para trocas de marchas. O câmbio DSG, automático sequencial com dupla embreagem, permite também trocas manuais com a alavanca para frente e para trás. O motor é o conhecido TSI turbo 2.0 de 200 cavalos de potência, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir 223 km/h de velocidade máxima. O torque de 28,6 kgfm está disponível a 1.700 rpm. E o melhor é que, mesmo em altas velocidades, o Fusca se mantém estável na estrada, totalmente “na mão” do motorista.

Fábrica da VW vai ganhar investimentos

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, assegurou que a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, está cotada para receber investimentos em 2013. Atualmente a unidade paranaense estaria em seu limite por causa da demanda aquecida pelo Fox, trabalhando inclusive nos fins de semana e produzindo 840 carros por dia. E agora que a Volkswagen diz ter conseguido aprovar, junto aos funcionários, um contrato de competitividade, a fábrica voltou de novo para o jogo, resumiu Schmall. O ,executivo alemão, no entanto, não quis adiantar que novidades chegarão às lojas em 2013 e se o compacto Up! também poderá ser produzido no Paraná.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen.