ja851.jpgReveladas, na Europa, as imagens da versão de três portas com estilo esportivo e aprimoramentos em segurança. E assim mais um modelo nacional perde sua sintonia com o similar europeu: agora é o Corsa, cuja quarta geração acaba de ser apresentada pela Opel, braço alemão da General Motors e que chegará ao mercado europeu no segundo semestre.

Seu estilo segue as diretrizes do Astra, especialmente do cupê esportivo da linha, o GTC. Por enquanto, a montadora só mostrou as imagens do modelo com configuração três portas, que impressiona bem pelas formas esportivas. Os destaques são os pára-lamas traseiros "musculosos", os faróis que parecem olhos em expressão agressiva e a linha de teto, inspirada na do cupê Astra GTC. Como acontecia na segunda geração (a primeira que tivemos aqui), a versão de cinco portas terá um perfil diferenciado e mais tradicional.

ja852.jpgO Corsa cresceu em todas as dimensões para enfrentar concorrentes como o Peugeot 207, o Fiat Grande Punto e o novo Renault Clio. Seu interior mantém uma identificação visual com o atual, mas possui materiais de melhor aspecto, difusores de ar circulares e um espaço em destaque para o monitor do sistema de navegação.

Três motores a gasolina (de 1,0, 1,2 e 1,4 litro) e três a diesel (1,3 em duas versões e 1,7) serão oferecidos no lançamento, mas um 1.6 virá mais tarde, incluindo uma opção com turbo e potência de 180 cv, usada na Meriva OPC. Além dos câmbios manuais de cinco e seis marchas, estará disponível uma caixa automática do tipo Easytronic.

ja853.jpgEntre os recursos de segurança, não disponíveis antes, estarão monitor de pressão dos pneus e cortinas infláveis nos vidros laterais. Controle de estabilidade será disponível e as rodas crescem em diâmetro, de 15 a 17 polegadas, estas na versão mais esportiva.

A suspensão permanece com eixo de torção na traseira. Mas nem todas versões têm freios a disco nas quatro rodas, mas podem contar com controle de estabilidade. Na Espanha, o Corsa será fabricado pela Opel na planta de Figueruelas (Zaragoza).