Opel apresenta o Flextreme GT/E

Para o Salão de Genebra, que se realizará entre 4 e 14 de março,a Opel divisão européia da General Motors, (a Opel/Vauxhall) vai levar um novo protótipo, chamado Flextreme GT/E, com o propósito de mostrar como é possível integrar um motor elétrico com extensão de autonomia (E-REV, Extended-Range Electric Vehicle), em veículos de grande ou média dimensão.

Todo o “design” do Flextreme GT/E foi desenvolvido visando a eficiência aerodinâmica. De acordo com a Opel, o conceito mede 4,7 metros de comprimento e possui quatro portas, apesar de seu formato cupê.

O projeto de sua carroceria, de acordo com a fabricante, minimiza ao máximo o arrasto aerodinâmico em todas as partes do carro. Até mesmo as rodas possuem desenho especifico para reduzir a pressão do ar nas laterais.

Suas rodas de 21 polegadas de diâmetro são relativamente estreitas, para reduzir a resistência do vento, e estão equipadas com pneus 195/45 de baixa resistência ao rolamento. A parte inferior traseira da carroçaria eleva-se, tipo extrator de ar, para reduzir ainda mais a resistência aerodinâmica.

O protótipo Flextreme GT/E está equipado com o sistema de propulsão E-REV da GM, que irá estrear no novo Opel Ampera.

É alimentado por baterias de íons de lition organizadas na plataforma em formato de “T”, para melhor distribuição de peso e melhora da estabilidade.

Totalmente carregadas, o conjunto dá ao carro uma autonomia de 60 km. Conta com uma autonomia de 60 quilômetros com alimentação por intermédio da bateria, que se alarga para mais de 500 km graças ao gerador/motor a gasolina que lhe fornece energia elétrica.

Neste modo de funcionamento, o consumo médio de combustível está estimado em 1,6l/100 km, com emissões de CO2 inferiores a 40g/km. O motor elétrico do sistema de propulsão gera 370 Nm de binário instantâneo, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. Para recarregá-las, o Flextreme conta com um motor a combustão 1.4 litro, que, totalmente abastecido, amplia o alcance do carro para até 500 km.

Voltar ao topo