Off-road Stark chega em 2009

Nova aliança firmada no setor automotivo uniu design inovador e premiado à expertise no desenvolvimento de motores com tecnologia de ponta.

A FPT – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina, irá fornecer o motor diesel S23 para equipar o veículo off-road Stark, da TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense.

O contrato faz parte da estratégia de mercado da FPT para a conquista de clientes não-cativos, ou seja, que não fazem parte do Grupo Fiat. Em 2007, a companhia contava com 24% das vendas mundiais, equipando com seus produtos veículos da Ford, Tata-Daewoo, Suzuki, Mitsubishi, General Motors e Beijing Public Transportation Corporation (BPTC).

Na América Latina, a FPT inicia este ano a produção de transmissões para a PSA Peugeot-Citroën, além de ter concluído acordos de fornecimento de motores para a Materfer / Agrinar e Technew China.

As negociações entre a TAC e a FPT tiveram início em setembro de 2007. A parceria ganhou força e, já em julho de 2008, os ajustes finais de adaptação do S23 ao Stark foram feitos. O início da produção em linha do produto está previsto para o começo de 2009 e a TAC deverá montar, em média, 100 veículos/ mês até 2010 progressivamente.

Mostrado pela TAC em 2006 no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, o jipe catarinense é um veículo 4×4 com tração reduzida, construído em material composto e estrutura tubular.

Arrojado em suas linhas inovadoras, tecnologia de ponta e alta performance possui capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, atendendo tanto os praticantes de off-road, quanto aqueles que buscam um carro robusto para uso urbano.

O design do jipe foi idealizado pela Questto Design, empresa responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos. O motor fornecido pela FPT é o S23, um 2.3L Turbodiesel Intercooler da mesma família do F1C, que equipa o novo Daily da Iveco.

Moderno, compacto, leve e versátil, este propulsor alia excelente performance e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes. Outro destaque do produto é sua excelente relação peso x torque superior a maior parte dos motores 3.0L disponíveis no mercado.

“Mais do que representar um importante acordo da FPT no mercado não-cativo brasileiro, essa parceria nos deixa especialmente satisfeitos por integrar o projeto do Stark, que, assim como a nossa empresa, prima pela inovação”, afirma Franco Ciranni, superintendente da FPT Mercosul. “O mercado off-road está em forte expansão e esta parceria permite consolidar nosso projeto, enfatiza Adolfo Cesar dos Santos, diretor-presidente da TAC.