O Toyota Prius está chegando no Brasil no segundo semestre

A Toyota está realmente decidida a trazer o Prius no segundo semestre para o Brasil. Com motores a gasolina e elétrico, que totalizam 138 cavalos de potência e uma autonomia de 1.150 quilômetros, o modelo híbrido e ecologicamente correto tem qualidades de sobra para emplacar no país. Porém, seu maior concorrente será o preço. Sem incentivos fiscais do governo, deverá ultrapassar a casa dos R$ 100 mil. Assim, bem poucos poderão ter o prazer de dirigir um automóvel que chega a fazer até 25km/l na cidade.

O Prius foi lançado em 1997 no Japão e é conhecido por ser o primeiro carro híbrido do mundo produzido em larga escala. O carro que será vendido aqui é o da terceira geração, lançado no Japão em 2009, que passou por uma reestilização e foi apresentado no Salão de Tóquio do ano passado. O modelo avaliado pelo Caderno Automóveis da Gazeta do Povo faz parte de um lote de 15 carros importados pela Toyota para testes no país.

Com linhas futuristas, principalmente na parte traseira, o hatch chama a atenção por onde passa como podemos conferir no teste. Visto de lado, o modelo exibe linhas arredondadas, que começam no capô e fazem um arco bem fechado até a tampa do porta-malas. A traseira exibe lanternas com desenho trapezoidal e LEDs e a tampa do porta-malas é feita de vidro escurecido, que se junta a um discreto aerofólio formando uma peça única. Por dentro, o material utilizado nos revestimentos é de qualidade e não há rebarbas ou peças mal-encaixadas.

Os cinco ocupantes bem instalados contam com boa acomodação e uma fartura de porta-objetos e nichos. O porta-luvas, por exemplo, traz duas divisões e o console central tem um apoio deslizante que esconde outro nicho, com uma tomada e entrada auxiliar. O destaque, no entanto, é o pequeno joystich para troca de marchas e que oferece apenas quatro posições: Neutro, Ré, Drive e B (este último, usado apenas em situações que o carro precisa de freio-motor). O manuseio desse pequeno controle pode ser um pouco confuso a princípio, mas é fácil se acostumar. Na parte superior do painel, pelo display, é possível acompanhar a bateria ganhando carga a cada freada e informações sobre o funcionamento do motor elétrico, consumo médio e aceleração, entre outras.

Nas ruas

Um carro híbrido é sempre recheado de tecnologias, e no Prius não é diferente. Seu motor é um 1.8 de 73 KW e o conjunto desenvolve 138 cavalos. O motor elétrico de 80 cv dá a partida e como é silencioso, o condutor só percebe que o carro está ligado devido às informações no painel. Até uns 50 km/h ele movimenta sozinho os 1.805 kg do carro. Nessa situação, o Prius se locomove no que a Toyota batizou de modo EV. Quando passa para o modo convencional, Eco, um aviso sonoro e uma mensagem de texto aparecem no painel para alertar sobre a mudança.

No modo Eco, o propulsor a combustão entra em ação junto com o elétrico, mas o sistema é calibrado para manter a economia de combustível, que pode ficar entre 8% e 20%, de acordo com a Toyota. O display na parte superior central do painel mostra o funcionamento e, assim, ajuda o motorista a conduzir do jeito mais eficiente. Ou não. Se preferir ignorar o lado sustentável do Prius, o condutor só precisa apertar o modo power e pisar fundo. Os dois motores ainda atuarão juntos, mas para privilegiar o desempenho.

Em área urbana, seu consumo é equivalente a 21 km/l e de acordo com a Toyota acelera de 0 a 100 km/h e chega à velocidade máxima de 180 km/h. A ficha técnica do carro aponta uma autonomia de 1.150 Km com o tanque de 45 litros. O Prius conta com ABS, controles de tração e estabilidade e assistência de frenagem, além de todos os equipamentos de segurança oferecidos por um carro de luxo.

Confira algumas curiosidades sobre o carro híbrido

* O Prius custa cerca de US$ 30,6 mil no Japão.
* Lá j,á há a versão Plug-In, que pode ser carregada na tomada.
* O carro oferece 44% menos emissão de CO2.
* A bateria do Prius ganha carga a cada freada.

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
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