O superscooter da Yamaha muda em 2004

Na Europa, o que todo mundo pensava que iria ser apenas uma moda passageira, uma “onda”, acabou se tornando um estilo de vida. Os scooters tomam conta das grandes cidades como uma alternativa de custo mais reduzido, economia de combustível e facilidade de estacionamento, além do que as novas versões trazem conforto muito semelhante ao de um automóvel – a exemplo do T-Max, da Yamaha, que trazemos nesta edição.

A versão 2004 do T-Max não traz modificações estéticas significantes, mas ele tem agora 500cc de cilindrada em vez 700 cc, mas esbanjando uma potência de 44 cavalos a 7.500 giros. O torque foi quase que mantido. Agora é de 47,6 Nm a 6.250 rotações, possibilitando ao T-Max maior ganho de velocidade em baixa devido às curvas de torque serem bem mais planas que as apresentadas pelo motor de 700 cc de cilindrada.

O uso de catalisadores para se enquadrar nas exigências antipoluidoras do Euro2 fez com que o modelo abrisse mão de ter um pouco mais de potência máxima, mas tudo foi compensado pela utilização de injeção eletrônica nesta nova versão do poderoso scooter da Yamaha. Com maior diâmetro no assento do piloto e do passageiro, pilotar ou ser carona do T-Max ficou ainda melhor.

Uma das críticas ao modelo da Yamaha era o gasto de combustível, que, segundo a marca, nesta nova versão será bem menor. A Yamaha não entrou em detalhes de desempenho ou performance, mesmo porque o modelo só está sendo apresentado agora, no Salão de Milão de Motocicletas, um dos maiores da Europa e que acontece quase que paralelamente ao Salão Internacional de Automóveis de Frankfurt, o IAA.

A roda traseira foi aumentada, passando de 14 para 15 polegadas: 140/70-14 na frente e 150/70-15 atrás. Os freios contam com discos de 267 milímetros e a novidade nesta versão 2004 é que a Yamaha colocou uma nova pinça de freio, mais resistente, moderna e eficaz. O T-Max conta agora com freio de estacionamento – o que é outra das novidades.

As linhas continuam as mesmas, mas o painel de instrumentos mudou.

Conta com dois mostradores analógicos. Tem contagiros, taquímetro e um display de cristal líquido (LCD) que funciona como um computador de bordo. O T-Max 2004 vem agora com dispositivo antifurto que imobiliza o veículo desativando imediatamente o sistema de ignição e cortando o fornecimento de combustível. O preço? Um segredo da Yamaha por enquanto.

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