O Rei da estrada, um clássico da Harley

Montada em Manaus (AM), a moto se caracteriza pelo grande parabrisa, malas laterais e está equipada com motor Twin Cam 103, de 1700cc. O preço sugerido é R$ 56.000

Você saberia dizer o que os Beatles, o vinho Chianti, a caneta MontBlanc e a Harley-Davidson Road King têm em comum? Todos são considerados um modelo do gênero, ou seja, clássicos. Apresentada em 1993, no aniversário de 90 anos da Harley, a integrante da linha Touring da HD se caracteriza pelo grande para-brisa, malas laterais rígidas revestidas em couro e, hoje, equipada com o “torcudo” motor Twin Cam 103, de 1700cc. Montada em Manaus (AM), a Road King Classic traz diversos detalhes que reforçam sua inspiração clássica: paralama dianteiro envolvente com uma pequena saia de metal, os pneus faixa branca e até mesmo o logo Harley-Davidson com forte referência ao motor V2. No segmento Touring, que engloba os modelos feitos para a estrada, a Road King é a segunda mais vendida no País, só perde para sua prima-irmã a Heritage Softail (68 contra 162 unidades de janeiro a abril, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave). O preço sugerido gira em torno de R$ 56 mil.

Construída para encarar estradas em boas condições de rodagem, a Road King Classic oferece bom nível de conforto traduzido pelo assento em dois níveis e pela boa ergonomia do piloto sobre a moto. O modelo conta ainda com piloto automático e suspensão traseira ajustável a ar, proporcionando a regulagem de acordo com o estilo de pilotagem e peso transportado. Já o fato do motor ser montado sobre coxins de borracha, minimiza mas não elimina totalmente as vibrações.

Como todo modelo da linha Touring, a Road King Classic conta ainda com transmissão de seis velocidades e acelerador Ride-By-Wire, além de freios Brembo com sistema ABS. Outro diferencial é a adoção da tecnologia EITMS (Engine Idle Temperature Management System) que corta automaticamente o combustível e a ignição do cilindro traseiro em marcha lenta, reduzindo o calor do motor que antes era propagado para piloto e garupa.

De cara a moto impressiona por seu porte 2,4 m e 355 quilos e muitos cromados. Com escudo frontal, pneus faixa branca e conjunto óptico com faróis auxiliares, a Road King Classic é uma fiel representante do estilo retrô e lembra muito as Big Twins dos anos 1960.

Vestida de branco pérola, esta Harley é puro instrumento de socialização. Por todos os lugares por onde passa, a moto atrai olhares curiosos e de admiração. Transeuntes, motoristas, frentistas e até outros motociclistas querem saber o nome, as principais características e como se comporta esta Harley-Davidson.

Conforto garantido

O nome dessa clássica HD dá pistas de sua proposta: pegar a estrada. Afinal, impossível não se sentir como um rei da estrada a bordo da Road King. O banco bastante amplo e com espuma densa garante conforto para rodar muitos quilômetros. O para-brisa protege o piloto do vento e as pedaleiras permitem “descansar” os pés. O Cruise Control, também chamado de piloto automático, é simples de acionar e oferece ainda mais mordomia, só cuidado para não se distrair.

Enquanto isso, os 14 kgf.m de torque do motor V2 de 103 polegadas cúbicas (1.690 cm³) se encarrega de “empurrar” a moto sem se importar com a marcha engatada quarta, quinta, ou até mesmo na sexta over-drive, não importa sobra força para arrancadas e ultrapassagens ou para vencer aclives. Mas não pense que isso vai se permitir altas velocidades, afinal a Road King não foi feita para quem tem pressa. A ideia é curtir a moto, a estrada e o estilo “custom” de ser. Até mesmo porque em função do para-brisa alto acima de 140 km/h a Road King fica um pouco instável e cansa o piloto.

O conjunto de suspensões funciona perfeitamente em rodovias bem pavimentadas, por isso evite ondulações na pista, ou caso contrário, vai sacolejar demais sobre o banco. E em curvas, reduza a velocidade. Com um largo pneu na roda da frente na medida 130/90-16 e muito peso no trem dia,nteiro faz com que a Road King demonstre a tendência de “abrir” demais a trajetória em curvas.

Portanto se você procura uma moto ágil e versátil para ir a qualquer lugar, o mercado oferece diversas opções. Mas se deseja uma moto para viajar com calma e estilo, a Road King Classic é confortável e de quebra já sai de fábrica com dois alforjes laterais com capacidade razoável. E, acima da razão que norteia essa avaliação, se o seu caso for de paixão pelo visual clássico e pelo ronco característico dos motores V2, vá em frente, seja o “rei da estrada”.

Doni Castilho/Infomoto
Voltar ao topo