O Ford Visos pode causar inveja até ao James Bond

A primeira aparição do protótipo Ford Visos aconteceu no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, e surpreendeu a todos com uma série de tecnologias do futuro.

Trata-se de um cupê para quatro lugares, de duas portas, que tem como principal apelo o conceito de ?superfícies ativas dinâmicas?. Assim, os spoilers, o aerofólio, as câmeras de visão traseira e a alavanca de câmbio se apresentam apenas no momento em que serão utilizados. Os bancos, o volante, a iluminação interna e os comandos do painel – centralizados numa tela de cristal líquido – também se ajustam à vontade do motorista, que pode escolher entre as opções sport ou confort.

Metamorfose

O carro é agressivo, ao mesmo tempo em que oferece conforto de um automóvel de turismo luxuoso. As portas se abrem de modo convencional, mas se prolongam na linha do teto, que também se dobra para dentro, de ambos os lados, para facilitar o acesso aos bancos traseiros.

Ao dirigir, quando o motorista seleciona o modo sport, ou o carro atinge a velocidade de 90 km/h, se inicia automaticamente uma série de alterações no exterior, no interior e nas características de desempenho do automóvel, com a ativação do spoiler frontal e do spoiler e aerofólio traseiros. No modo confort, esses dispositivos se retraem para o interior da carroceria.

No interior, o módulo de instrumentos é montado na coluna de direção, com um grande mostrador analógico circular ladeado por dois painéis de cristal líquido personalizáveis, outro elemento que revela a ?dupla personalidade? do carro, com mostradores que podem ser adaptados para o desempenho ou para o luxo.

A maioria dos botões convencionais foi substituída por um monitor LCD de alta definição no console central, que contém o controle de todas as funções do veículo, desde o DVD, ao sistema de navegação por GPS e climatização.

Para se adequar às novidades tecnológicas, a Ford equipou o Visos com motor biturbo de seis cilindros, 24 válvulas e 3.0 litros, que desenvolve 350 cv de potência, com torque de 40,8 kgfm. A transmissão é manual, de seis velocidades, e a tração integral, nas quatro rodas. As rodas são de 20 polegadas, com pneus 255/30, e os faróis dianteiros e traseiros compostos de LEDs com lentes transparentes.

Voltar ao topo