O caminhão mais potente do mundo

O caminhão mais potente do mundo exibido no estande da Volvo na Fenatran 2009, realizada de 26 a 30 de outubro, no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo, é o Volvo FH16, com motor de 700cv, um modelo que nasce voltado para operações de transporte mais exigentes.

Com motor de 16 litros e 700cv de potência, o FH 16 é na atualidade, o mais poderoso motor de caminhão do planeta. Desenvolvido ao longo de três anos pelos engenheiros da empresa, o veículo representa a vitória do desafio da Volvo de combinar alta potência com redução de emissões, sem aumentar o consumo de combustível.

O FH16 com 700cv é produzido na fábrica de Tuve, nos arredores de Gotemburgo, sede mundial do Grupo Volvo, e está sendo comercializado somente na Europa.

E o primeiro caminhão FH16 700cv entregue pela Volvo está rodando na montanhosa Costa Oeste da Noruega, transportando equipamentos para a indústria petrolífera.

Este primeiro FH16 700cv move cargas longas com cerca de 50 toneladas em estradas estreitas e íngremes. “Este caminhão oferece uma combinação única de desempenho e economia de combustível”, declara Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil.

A grande potência do Volvo FH16 700cv não aumenta o consumo e nem as emissões de gases. Ao contrário, estudos da Volvo indicam uma queda de cerca de 40% nas emissões de óxido de nitrogênio (NOx), se comparado com o modelo anterior.

Não há em todo o globo um caminhão com um motor mais poderoso que este imponente FH trazido ao Brasil. A Volvo é líder em segurança veicular ativa porque está constantemente inovando e desenvolvendo novas tecnologias e introduzindo as novidades no mercado.

Na Fenatran 2009 a Volvo também mostrou o caminhão FM 11 litros, lançado este ano. O veículo tem uma cabine L2H2, 390 milímetros mais alta que a anterior, e recebeu mudanças internas que melhoraram ainda mais o conforto do motorista, possibilitando aumentar a produtividade do caminhão.

Além do novo letreiro exclusivo FM, os FM 11 litros e o FM 13 litros receberam um novo painel de instrumentos. A seção central foi redesenhada, ganhando porta-objetos diferenciado, tomadas elétricas de 12 e 14 Volts e uma rede de objetos do lado do passageiro.

Para o FM com motor 11 litros, a Volvo oferece também uma nova suspensão pneumática para aplicações rodoviárias. “Esta opção é destinada a uma série de diferentes destinações em rodovias, desde o transporte de produtos perigosos, até operações que precisam de mais produtividade, maior volume e mais agilidade”, explicou Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.