O Novo Vectra é um carro totalmente diferente da geração anterior. Agora, a GM do Brasil oferece ao consumidor um pacote interessante, que combina estilo contemporâneo e atraente, acabamento interior refinado, boa lista de equipamentos (a maior parte opcional) e dois motores bicombustíveis.

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A frente do carro é marcada por faróis de lentes transparentes, que avançam pelo capô e pelas laterais. Na grade do radiador, desenhada como componente único, está um detalhe que identificará a nova geração de veículos da GM do Brasil: o logo, em forma de gravatinha dourada. Na traseira, a barra cromada na tampa do porta-malas é um dos destaques, dando ar de requinte ao Vectra nacional. A gravatinha dourada também está presente por lá. As lanternas em formato de trapézio, cujas pontas extravasam pelas laterais, chamam a atenção.

Seu habitáculo tem acabamento refinado.

A versão Elite conta com couro no revestimento dos bancos, volante e alavanca de câmbio, além da presença de madeira e alumínio. O painel incorpora mostrador digital na parte superior, que oferece leitura para computador de bordo (com oito funções), relógio digital, rádio (com CD Player), calendário, entre outros.

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Outro destaque está no volante de três raios, com controles para o sistema de som. Desde a versão de entrada, Elegance, o Vectra vem com ar-condicionado eletrônico, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, alarme, bancos traseiros rebatíveis, entre outros. A GM do Brasil oferece, como itens opcionais, CD player, ?airbags?, freios ABS e volante multifuncional. A versão elite traz todos esses equipamentos e mais assento do motorista com regulagem elétrica de altura, teto solar, sensor de chuva e alarme de velocidade.

Além das rodas (de 16 ou 17 polegadas) com novo desenho e arcos pronunciados, as portas amplas e janelas altas se destacam na lateral do carro, que tem 4,6 metros de comprimento, 20 cm a mais do que seu predecessor, 2 m de largura (dois milímetros) e 1,45 m de altura. A distância entre-eixos, de 2,7 metros, é a mesma da Zafira, e cerca de 10 cm superior ao da segunda geração do modelo.

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E seu porta-malas comporta 526 litros, um ganho de 26 litros na comparação com o antigo Vectra. (BN)

OLHO CLÍNICO

O Vectra oferece duas opções de motor, ambas Flexpower (bicombustível): 2.0 8V e 2.4 16V. O primeiro, disponível na versão Elegance, é o mesmo que equipa as linhas Astra e Zafira, e rende 121 cavalos e 18,3 kgfm a 2.600 rpm com uso exclusivo de gasolina. Segundo a Chevrolet, os números são suficientes para levar o Vectra da imobilidade a 100 km/h em 10,5 segundos e atingir velocidade máxima de 196 km/h.

Quando o tanque está com 100% de álcool, a potência do motor sobe para 127,6 cv e o torque para 19,6 kgfm a 2.400 rpm. Ainda de acordo com informações da montadora, nessas condições o carro acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e alcança 198 km/h.

Mas o motor 2.4 16V do Vectra Elite é a novidade da linha. Ele já equipava a versão mexicana do modelo, mas é inédito no nacional. O propulsor, com uso exclusivo de gasolina, gera 146 cavalos e 23,1 kgfm a 4.000 rpm, permitindo ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir velocidade máxima de 203 km/h. Quando utiliza somente álcool, o propulsor rende 150 cv e 23,7 kgfm a 4.000 rpm, levando o Vectra da imobilidade a 100 km/h em 10,5 segundos e a 206 km/h de máxima. A versão Elite é equipada com câmbio automático de quatro marchas.

Durante a avaliação do Vectra Elite, ao pisar no acelerador, sentimos a força do já conhecido propulsor, forte nas acelerações e retomadas. Durante o percurso, deu para sentir também que o carro é pesado (1.405 Kg). Entretanto, o propulsor deu conta do recado. O carro anda muito. E a frenagem, auxiliada por sistema ABS, foi eficiente. Mesmo sem ESP (Sistema Eletrônico de Estabilidade), que não é oferecido pela montadora nem como item opcional, o Vectra Elite 2006 se mostrou estável e ficou grudado no solo o tempo todo.

Seu consumo é ímpar, principalmente em congestionamentos e trânsito pesado. E a conta no posto dói no bolso. Segundo a montadora, o consumo conforme a norma NBR 1024 é de 6,0 km/l (na cidade) e 9,0 (na estrada) usando-se 100% de álcool e pisando de leve no acelerador. Mas quem pode pagar R$ 81.490,00 por um Vectra Elite não está preocupado com o consumo da bela máquina.

O novo Vectra é um veículo bonito. E suas linhas modernas chamam a atenção por onde passa. É um automóvel que proporciona segurança, prazer e ?status? ao usuário de bom poder aquisitivo. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro

Cilindrada: 2.405 cm³

Potência: 146 cv a 5.200 rpm (G) 150 cv a 5.200 (A)

Torque: 23,1 kgfm a 4.00 rpm (A) 23,7 kgfm a 4.000 rpm (G)

Câmbio: Automático, de quatro marchas

Comprimento: 4,61 m

Largura: 2,01 m

Altura: 1,45 m

Entre-eixo: 2,70 m

Porta-malas: 526 litros

Peso: 1.405 kg

Suspensão: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao subchassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora na dianteira; Semi-independente, viga de torção soldada com dois braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás na traseira

Freios: Dianteiros a disco e traseiros a tambor

Tanque: 52 litros

Preço: a partir de R$ 79.990 a R$ 81.490,00