A frente do carro é marcada por faróis de lentes transparentes, que avançam pelo capô e pelas laterais. Na grade do radiador, desenhada como componente único, está um detalhe que identificará a nova geração de veículos da GM do Brasil: o logo, em forma de gravatinha dourada. Na traseira, a barra cromada na tampa do porta-malas é um dos destaques, dando ar de requinte ao Vectra nacional. A gravatinha dourada também está presente por lá. As lanternas em formato de trapézio, cujas pontas extravasam pelas laterais, chamam a atenção.
A versão Elite conta com couro no revestimento dos bancos, volante e alavanca de câmbio, além da presença de madeira e alumínio. O painel incorpora mostrador digital na parte superior, que oferece leitura para computador de bordo (com oito funções), relógio digital, rádio (com CD Player), calendário, entre outros.
Outro destaque está no volante de três raios, com controles para o sistema de som. Desde a versão de entrada, Elegance, o Vectra vem com ar-condicionado eletrônico, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, alarme, bancos traseiros rebatíveis, entre outros. A GM do Brasil oferece, como itens opcionais, CD player, ?airbags?, freios ABS e volante multifuncional. A versão elite traz todos esses equipamentos e mais assento do motorista com regulagem elétrica de altura, teto solar, sensor de chuva e alarme de velocidade.
E seu porta-malas comporta 526 litros, um ganho de 26 litros na comparação com o antigo Vectra. (BN)
OLHO CLÍNICO
Quando o tanque está com 100% de álcool, a potência do motor sobe para 127,6 cv e o torque para 19,6 kgfm a 2.400 rpm. Ainda de acordo com informações da montadora, nessas condições o carro acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e alcança 198 km/h.
Seu consumo é ímpar, principalmente em congestionamentos e trânsito pesado. E a conta no posto dói no bolso. Segundo a montadora, o consumo conforme a norma NBR 1024 é de 6,0 km/l (na cidade) e 9,0 (na estrada) usando-se 100% de álcool e pisando de leve no acelerador. Mas quem pode pagar R$ 81.490,00 por um Vectra Elite não está preocupado com o consumo da bela máquina.
O novo Vectra é um veículo bonito. E suas linhas modernas chamam a atenção por onde passa. É um automóvel que proporciona segurança, prazer e ?status? ao usuário de bom poder aquisitivo. (BN)
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 2.405 cm³
Potência: 146 cv a 5.200 rpm (G) 150 cv a 5.200 (A)
Torque: 23,1 kgfm a 4.00 rpm (A) 23,7 kgfm a 4.000 rpm (G)
Câmbio: Automático, de quatro marchas
Comprimento: 4,61 m
Largura: 2,01 m
Altura: 1,45 m
Entre-eixo: 2,70 m
Porta-malas: 526 litros
Peso: 1.405 kg
Suspensão: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao subchassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora na dianteira; Semi-independente, viga de torção soldada com dois braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás na traseira
Freios: Dianteiros a disco e traseiros a tambor
Tanque: 52 litros
Preço: a partir de R$ 79.990 a R$ 81.490,00