Novo Vectra tem estilo elegante e atraente

ja811.jpgO Novo Vectra é um carro totalmente diferente da geração anterior. Agora, a GM do Brasil oferece ao consumidor um pacote interessante, que combina estilo contemporâneo e atraente, acabamento interior refinado, boa lista de equipamentos (a maior parte opcional) e dois motores bicombustíveis.

A frente do carro é marcada por faróis de lentes transparentes, que avançam pelo capô e pelas laterais. Na grade do radiador, desenhada como componente único, está um detalhe que identificará a nova geração de veículos da GM do Brasil: o logo, em forma de gravatinha dourada. Na traseira, a barra cromada na tampa do porta-malas é um dos destaques, dando ar de requinte ao Vectra nacional. A gravatinha dourada também está presente por lá. As lanternas em formato de trapézio, cujas pontas extravasam pelas laterais, chamam a atenção.

ja812.jpgSeu habitáculo tem acabamento refinado.

A versão Elite conta com couro no revestimento dos bancos, volante e alavanca de câmbio, além da presença de madeira e alumínio. O painel incorpora mostrador digital na parte superior, que oferece leitura para computador de bordo (com oito funções), relógio digital, rádio (com CD Player), calendário, entre outros.

Outro destaque está no volante de três raios, com controles para o sistema de som. Desde a versão de entrada, Elegance, o Vectra vem com ar-condicionado eletrônico, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, alarme, bancos traseiros rebatíveis, entre outros. A GM do Brasil oferece, como itens opcionais, CD player, ?airbags?, freios ABS e volante multifuncional. A versão elite traz todos esses equipamentos e mais assento do motorista com regulagem elétrica de altura, teto solar, sensor de chuva e alarme de velocidade.

ja813.jpgAlém das rodas (de 16 ou 17 polegadas) com novo desenho e arcos pronunciados, as portas amplas e janelas altas se destacam na lateral do carro, que tem 4,6 metros de comprimento, 20 cm a mais do que seu predecessor, 2 m de largura (dois milímetros) e 1,45 m de altura. A distância entre-eixos, de 2,7 metros, é a mesma da Zafira, e cerca de 10 cm superior ao da segunda geração do modelo.

E seu porta-malas comporta 526 litros, um ganho de 26 litros na comparação com o antigo Vectra. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja814.jpgO Vectra oferece duas opções de motor, ambas Flexpower (bicombustível): 2.0 8V e 2.4 16V. O primeiro, disponível na versão Elegance, é o mesmo que equipa as linhas Astra e Zafira, e rende 121 cavalos e 18,3 kgfm a 2.600 rpm com uso exclusivo de gasolina. Segundo a Chevrolet, os números são suficientes para levar o Vectra da imobilidade a 100 km/h em 10,5 segundos e atingir velocidade máxima de 196 km/h.

Quando o tanque está com 100% de álcool, a potência do motor sobe para 127,6 cv e o torque para 19,6 kgfm a 2.400 rpm. Ainda de acordo com informações da montadora, nessas condições o carro acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e alcança 198 km/h.

ja821.jpgMas o motor 2.4 16V do Vectra Elite é a novidade da linha. Ele já equipava a versão mexicana do modelo, mas é inédito no nacional. O propulsor, com uso exclusivo de gasolina, gera 146 cavalos e 23,1 kgfm a 4.000 rpm, permitindo ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir velocidade máxima de 203 km/h. Quando utiliza somente álcool, o propulsor rende 150 cv e 23,7 kgfm a 4.000 rpm, levando o Vectra da imobilidade a 100 km/h em 10,5 segundos e a 206 km/h de máxima. A versão Elite é equipada com câmbio automático de quatro marchas.

ja823.jpgDurante a avaliação do Vectra Elite, ao pisar no acelerador, sentimos a força do já conhecido propulsor, forte nas acelerações e retomadas. Durante o percurso, deu para sentir também que o carro é pesado (1.405 Kg). Entretanto, o propulsor deu conta do recado. O carro anda muito. E a frenagem, auxiliada por sistema ABS, foi eficiente. Mesmo sem ESP (Sistema Eletrônico de Estabilidade), que não é oferecido pela montadora nem como item opcional, o Vectra Elite 2006 se mostrou estável e ficou grudado no solo o tempo todo.

Seu consumo é ímpar, principalmente em congestionamentos e trânsito pesado. E a conta no posto dói no bolso. Segundo a montadora, o consumo conforme a norma NBR 1024 é de 6,0 km/l (na cidade) e 9,0 (na estrada) usando-se 100% de álcool e pisando de leve no acelerador. Mas quem pode pagar R$ 81.490,00 por um Vectra Elite não está preocupado com o consumo da bela máquina.

O novo Vectra é um veículo bonito. E suas linhas modernas chamam a atenção por onde passa. É um automóvel que proporciona segurança, prazer e ?status? ao usuário de bom poder aquisitivo. (BN)

FICHA TÉCNICA

ja825.jpgMotor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro

Cilindrada: 2.405 cm³

Potência: 146 cv a 5.200 rpm (G) 150 cv a 5.200 (A)

Torque: 23,1 kgfm a 4.00 rpm (A) 23,7 kgfm a 4.000 rpm (G)

Câmbio: Automático, de quatro marchas

Comprimento: 4,61 m

Largura: 2,01 m

Altura: 1,45 m

Entre-eixo: 2,70 m

Porta-malas: 526 litros

Peso: 1.405 kg

Suspensão: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao subchassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora na dianteira; Semi-independente, viga de torção soldada com dois braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás na traseira

Freios: Dianteiros a disco e traseiros a tambor

Tanque: 52 litros

Preço: a partir de R$ 79.990 a R$ 81.490,00

Voltar ao topo