Novo Vectra chega ao mercado brasileiro

ja741.jpgA General Motors do Brasil está na fase final de desenvolvimento de um produto que estabelecerá novos parâmetros no mercado de veículos de luxo no País. Trata-se do novo Vectra, um sedã totalmente projetado e desenvolvido no Brasil para o mercado local e também para exportação.

Modelo que se tornou um verdadeiro ícone da indústria automotiva brasileira, o Chevrolet Vectra está prestes a entrar em sua terceira geração no País. O desafio de criar o sucessor de um dos veículos de maior prestígio na história da indústria automotiva brasileira mobilizou o Design e a Engenharia da GM do Brasil, que lançaram mão do que há hoje em estado de arte em tecnologia global.

O novo Vectra estabelecerá um novo referencial em termos de carro de luxo no mercado. O modelo é maior que o atual e conjuga conforto, requinte, ?design? inovador e alta tecnologia. Ele sintetiza a competência e experiência do Design e da Engenharia que levaram a GM do Brasil e ser eleita um dos cinco Centros Globais de Desenvolvimento de Produto da GM Corporation.

É importante salientar que o novo Vectra brasileiro é diferente do comercializado pela Opel na Europa, embora tenha dimensões similares. No desenvolvimento do modelo foi empregada toda a experiência da engenharia brasileira na construção de carros médios e grandes, na tradição de Opala, Omega e o Vectra atual.

O novo Chevrolet Vectra será maior que o modelo atual, tanto em espaço interno, quanto em tamanho. Ele terá um ?design? totalmente inovador e soluções de engenharia que combinam a melhor relação custo/benefício com o que há de mais moderno em tecnologia automotiva disponível hoje no mundo. O Vectra 2006 terá duas opções de motorização: o consagrado motor 2.0 de 8 válvulas Flexpower e o novo 2.4 de 16 válvulas Flexpower (exclusivo da versão ?top? de linha, com transmissão automática).

Com o novo lançamento, a GMB consolidará sua liderança no mercado de veículos de luxo, que conta hoje com o Vectra atual e com o Omega, modelo top de linha no segmento. No segmento dos médios compactos, a marca continuará contando com o consagrado Astra, modelo nas versões ?hatchback? e sedã que ganhou na linha 2005 novo acabamento e as modernas motorizações Flexpower e Multipower.

Vectra despede-se em grande estilo

ja743.jpgCom a produção da unidade número 313.035, chegou ao final, na manhã da última sexta-feira (24/06), na linha de montagem do Complexo Industrial Automotivo da General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul (SP), a segunda geração do modelo Vectra, o carro dos sonhos do brasileiro.

Houve uma confraternização entre os funcionários que trabalhavam, direta ou indiretamente, na produção do atual modelo, no período de nove anos, ou seja, de 1996 a 2005. A última unidade produzida foi o milésimo automóvel da série especial comemorativa Collection, na cor cinza Mayon, que será incorporado ao acervo histórico da GM no Museu da Ulbra, em Canoas (RS).

Dos 313.035 Vectras produzidos, quase 6.000 unidades destinaram-se à exportação, tendo como principal mercado a Argentina. Se todas estas unidades produzidas fossem enfileiradas, equivaleriam a uma distância entre São Paulo e Porto Alegre, com mais de 1.200 quilômetros. Considerando também o primeiro ciclo do Vectra, lançado em setembro de 1993 e que foi vendido no mercado brasileiro até o início de 1996, as vendas do Vectra no mercado brasileiro atingiram 360 mil unidades.

?Este ciclo do Vectra foi sem dúvida alguma um marco na história da indústria automobilística brasileira pois incorporou, em 1996, quando o lançamos, uma gama enorme de itens tecnológicos pioneiros no país?, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

Segundo ele, o atual Vectra encerra seu ciclo, mas em seu lugar, chegará um modelo totalmente novo, que surpreenderá o consumidor: ?Temos a convicção de que o novo Vectra será um divisor de águas no mercado brasileiro, estabelecendo uma nova referência em ?design?, conforto, dirigibilidade e qualidade. Trata-se de produto que já nasce campeão e que certamente terá grandes oportunidades no mercado global?.

O novo Vectra, totalmente desenvolvido pelos Centros de Design e Engenharia da General Motors do Brasil, tem seu lançamento programado para o último trimestre de 2005, conforme anunciou Rick Wagoner, o presidente mundial e ?chairman? da General Motors Corporation, durante sua visita ao Brasil em março último. O novo Vectra está sendo produzido na fábrica de São Caetano do Sul e absorve investimentos em todo o projeto de R$ 650 milhões.

Voltar ao topo