Novo Toyota Prius chega à terceira geração

Comercializado desde 1997 em mais de 40 países, o sucesso do híbrido Toyota Prius promete se prolongar.

Durante lançamento da terceira geração do híbrido no Japão, a Toyota informou que recebeu mais de 80 mil encomendas do modelo, volume supera as vendas da antiga geração do Prius em 2008, quando foram comercializadas 73 mil unidades no país.

O Prius é equipado com um motor elétrico e outro a combustão interna, movido a gasolina. Na geração 2010, o híbrido da Toyota ganhou novo motor de 4 cilindros, 1.8 litros, de 99 cv de potência, que substitui o 1.5 litros anterior.

Em atuação com o motor elétrico, a potência do Prius passa a ser de 135 cavalos, superior ao Honda Insight, que promete 102 cv na combinação de um motor elétrico e outro 1.3 litros a gasolina. O consumo do novo Prius promete ser 25% mais eficiente que a primeira geração, lançada em 1997.

De acordo com a Toyota, o Prius pode fazer até 51 mpg (21,68 km/l) na cidade e 48 mpg (20,41 km/l) na estrada. A segunda geração do híbrido, comercializada até o momento, tem consumo médio estimado em 40 mpg (16,8 km/l), de acordo com medições da Toyota. A Honda promete consumo médio de 22,72 km/l para o Insight.

Espera a Toyota, que dos 80 mil pedidos recebidos, pelo menos 40 mil vendas sejam efetivadas num primeiro momento. O principal concorrente do Prius é o Honda Insight, lançado em 2008.

Nos primeiros três meses deste ano, o Insight vendeu cerca de 20 mil unidades no Japão e, antes de chegar às concessionárias do país, a Honda recebeu 21 mil pedidos pelo híbrido.

A nova geração do híbrido da Toyota será comercializada em diversos mercados, incluindo América do Norte, China e Europa. A Toyota espera vender 400 mil unidades por ano do novo Prius, mundialmente.

A antiga geração continuará à venda no Japão, por US$ 19.700, preço equivalente ao do rival. O novo Prius deverá custar cerca de US$ 21.400 (cerca de R$ 44.500, sem impostos).

Voltar ao topo