Novo Porsche 911 GT3: o mais rápido do mundo em sua classe

ja85a020306.jpgAlém do 911 Turbo, a Porsche AG apresenta no Salão de Genebra o novo 911 GT3. O carro está sendo apresentado ao público hoje (2/3) e estará à venda na Europa em maio. Na linha 911, a sigla GT3 denomina o mais puro prazer de dirigir.

Esta versão impressiona no uso diário e também nas pistas. O motor ?boxer? de 6 cilindros, com 3,6 litros e 415 cv, tem potência específica de 115,3 cv por litro. Esse desempenho coloca o novo 911 GT3 no pináculo dos carros esporte de rua com motores aspirados dessa cilindrada.

O motor de 6 cilindros atinge sua potência máxima a 7.600 rpm. O limite de rotações é 8.400 rpm, 200 rpm a mais do que nos 911 GT3 da geração anterior. O fluxo de ar otimizado aumenta consideravelmente o desempenho. Isso é possível graças ao sistema de admissão variável, à válvula do acelerador aumentada de 76 para 82 mm, aos cabeçotes otimizados e um sistema de exaustão com baixo retorno de pressão.

ja85b020306.jpgCâmbio de seis marchas modificado em relação aos 911 GT3 da geração anterior está à disposição do motorista. O curso da alavanca é curto e, graças às relações mais curtas usadas nas marchas 2.ª a 6.ª, complementa da maneira ideal o motor.

Uma novidade no 911 GT3 é o indicador luminoso de mudança de marchas, localizado no conta-giros. As luzes se acendem instantes antes de o motor atingir a rotação apropriada. Isso proporciona uma sinalização adicional ao melhor momento de mudar de marcha. O GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (8,7 segundos de zero a 160 km/h). A velocidade máxima é 310 km/h.

ja85c020306.jpgO 911 GT3 passa a ser equipado com suspensão ativa PASM (Porsche Active Suspension Management – gerenciamento de suspensão ativa Porsche). O sistema oferece duas opções esportivas. A configuração básica é apropriada para estradas e ruas. No modo esporte, o sistema endurece os amortecedores, ideal para uso em autódromo.

Para otimizar a transmissão da potência do motor, o 911 GT3 é equipado com um pacote de tração que inclui pneus esportivos de 19 polegadas e diferencial mecânico. O novo controle ?Traction Control? (controle de tração) eletrônico assegura tração segura em qualquer condição de direção. Ele possui funções de controle de deslizamento e de arrasto, podendo ainda ser completamente desligado.

Voltar ao topo