ja21.jpgDurante evento realizado na província de Jujuy, na Argentina (próxima à divisa com o Chile), a Peugeot apresentou para a imprensa especializada o novo 307 Sedan. O carro chegará ao Brasil ainda neste mês, com a conceituada frente de faróis puxados e grade larga, que inaugurou o terceiro volume da família, com um grande porta-malas.

Na dianteira, os estilistas mantiveram as linhas do "hatch", com a nova frente, marcada pela grande grade do radiador com os faróis de neblina acoplados. A placa de identificação do carro está localizada na parte inferior do pára-choque. Mas é na parte traseira, entretanto, que está a grande novidade da versão Sedan. E não poderia ser diferente, uma vez que o 307 ganhou um grande porta-malas. A tampa do porta-malas, de linhas retas, tem o logotipo da marca estampado e cromados. As lanternas seguem um desenho triangular e saem pelas laterais. Falando em lateral, alguns detalhes chamam a atenção, como uma parte do bonito conjunto ótico que segue a linha do capô e o vinco bem acentuado de uma ponta a outra do carro. De acordo com a Peugeot, as portas e as rodas são as mesmas da versão "hatch".

ja22.jpgCom o acréscimo de 267 mm no comprimento do Sedan em relação ao "hatch", o 307 tem um porta-malas com capacidade de 506 litros (VDA), que oferece duas vantagens quanto ao seu bagageiro. Uma é sua grande "boca", com a tampa equipada com sistema de amortecedores pressurizados ligados a alavancas que não tomam espaço das bagagens. E a segunda vantagem é a possibilidade de rebater os bancos traseiros ampliando a capacidade para 1.496 litros.

O espaço interno é igual ao do "hatch", o que significa que leva quatro adultos e uma criança tranqüilamente. Como todo bom sedan é ideal para famílias. O novo modelo estará à venda no Brasil a partir de 24 de agosto, terá três diferentes versões de acabamento e duas opções de motorização, com câmbio manual ou automático.

ja23.jpgMantendo a política da marca francesa, de oferecer sempre "mais por menos", o Peugeot 307 Sedan chegará ao mercado com preços extremamente competitivos: a versão Presence terá preço inicial sugerido de R$ 54.700,00; a Feline chega por R$ 63.600,00 com câmbio manual, e R$ 68.600,00 com câmbio automático; e a versão Griffe custará R$ 75.950,00. (BN)

Olho clínico

O painel também é o mesmo de toda a linha 307: moderno, misturando o preto com acabamento prateado na parte central, onde estão localizados saídas de ar, CD player, sistema do ar-condicionado, pisca-alerta, porta-objetos e alavanca do câmbio, no caso da versão avaliada pelo Jornal do Automóvel, o automático seqüencial Tiptronic. Ou seja, o motorista pode optar pela troca manual das marchas. Os mostradores também contam com bordas prateadas. Os mostradores do painel tem fundo branco.

ja24.jpgBoa notícia: todas as versões do Peugeot 307 Sedan vêm de série com ABS, ar-condicionado, trio-elétrico, duplo "air bag" e computador de bordo. A Griffe, avaliada pelo Jornal do Automóvel, vem ainda com volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado com saídas independentes, CD player com disqueteira para 5 discos, controles para som no volante e piloto automático, bancos de couro, sensores de chuva e de estacionamento e faróis com acendimento automático.

O interior do Sedan também segue a boa receita do dois volumes, com requinte, conforto e um excelente acabamento. Espaçoso o 307 Sedan acomoda 4 passageiros de 1,80 m tranqüilamente, mas não muito mais que isso. Acima dessas medidas o "cockpit" passa ser apertado. Será oferecido em três versões de acabamento: a de entrada, Presence com câmbio manual e motor 1.6 Flex, a Feline com opção de transmissão automática ou manual e a topo de linha Griffe com propulsor 2.0 16V e oferecida apenas com câmbio automático seqüência Tiptronic.

ja31.jpgMesmo com o acréscimo do porta-malas (26,7 cm), a dirigibilidade é tão boa quanto do "hatch", assim como o conforto oferecido aos passageiros. A ampla área envidraçada – janelas laterais, pára-brisa e vidro traseiro totalizam 3,68m2, que além de melhorar a visibilidade oferece ótima luminosidade ao habitáculo.

Nas curvas sinuosas da região onde foi realizada a avaliação, o Peugeot 307 Sedan se mostrou estável nas curvas e com boa frenagem. Além de contar com ABS, possui um repartidor eletrônico de frenagem (REF) que distribui a frenagem de acordo com a inclinação do carro.

O 307 Sedan chega para competir no segmento de mercado que mais vem se destacando dentro do setor automotivo brasileiro: o dos sedãs médios, onde concorrentes como Mégane, Civic, Vectra, Corolla e até mesmo o Fusion, estão à disposição dos consumidores. (BN)

FICHA TÉCNICA

ja34.jpgMotor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo variável, a gasolina

Cilindrada: 1.997 cm3

Potência: 143 cv a 6.000 rpm

Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm

Câmbio: manual de 5 velocidades (automático opcional)

Comprimento: 4,479 m

Largura: 1,762 m

Altura: 1,528 m

Entreeixo: 2,612 m

Porta-malas: 506 litros

Peso: 1.384 kg

Suspensão: Independente, pseudo McPherson invertido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na frente, e independente, com barra de dois braços deformável, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, atrás

Freios: discos ventilados, na frente, e discos sólidos, atrás, com ABS

Tanque: 60 litros

Preço: de R$ 54.700,00 a R$ 75.950,00