Novo Mini tem motor fabricado no Paraná

O novo Mini, que reedita o clássico que revolucionou o mercado europeu nos anos 60, foi nomeado “Carro Norte-Americano do Ano” por um grupo de 50 jornalistas dos Estados Unidos e Canadá. O veículo, produzido na fábrica da BMW em Oxford (Inglaterra), desde 2001, possui motor brasileiro Tritec, cujo sistema de vedação é feito pela Dana no Brasil.

Com quatro cilindros em linha, 1,6 litro e potência entre 115cv e 163cv (compressor), o motor do Mini é fabricado pela Tritec Motors, “joint venture” entre a BMW e a DaimlerChrysler, instalada na Região Metropolitana da Grande Curitiba, em Campo Largo (PR). A empresa tem estreita parceria com a Dana, que fornece os principais componentes do sistema de vedação, como juntas do cárter em termoplástico, juntas para cabeçote e escapamento, tampa de válvulas em termoplástico, retentores e anéis de vedação.

Anéis de pistão, fixação do comando de válvulas (cam cap) e bombas de água e óleo Dana também equipam o motor Tritec do novo Mini. Além dos componentes para motor, a Dana fornece ainda o sistema de acionamento hidráulico de embreagem em plástico para o modelo, desenvolvido pela divisão FTE. O prêmio de “Carro Norte-Americano do Ano” foi entregue em cerimônia durante o Salão do Automóvel de Detroit.

Voltar ao topo