Novo Golf será atração da Volks em Frankfurt

O Golf chega à quinta geração exibindo uma virtude: a de manter os elementos básicos de seu estilo, renovação após renovação. Isto as vésperas de completar 30 anos e mais de 22 milhões de unidades comercializadas. Sua apresentação ao público está marcada para o Salão de Frankfurt, em setembro.

E pela terceira vez consecutiva, sua reestilização coincide com a do Astra, uma vez que as versões de ?91 e ?97 dos dois modelos foram lançadas juntas, no mesmo Salão de Frankfurt.

Detalhes do Golf atual estão presentes em sua quinta geração, como as formas robustas, as largas colunas traseiras e os faróis com refletores circulares, abrigados em grandes conjuntos óticos. As luzes de direção vêm abaixo deles, tendência lançada pelo BMW Série 7, enquanto seus repetidores passaram para os retrovisores, como nos Mercedes-Benz. A seção central do capô é agora mais baixa que as laterais. O novo desenho das lanternas traseiras lembra o do usado no VW Touareg.

O Golf cresceu, como tem ocorrido com todo automóvel, em 57 mm no comprimento (agora 4,204 m), 24 mm na largura (1,759 m) e 39 mm na altura (1,483 m). O entreeixos não foi informado, mas deve ter passado a 2,58 m, como no novo Audi A3, de mesma plataforma. O porta-malas chega a 347 litros (antes, 330 l).

Detalhes do interior ainda não foram divulgados, mas a VW promete três versões de acabamento: Trendline, Comfortline e Sportline. Entre os recursos, o ar-condicionado permite seleções separadas de temperatura (esquerda/direita) e fecha a admissão de ar externo quando o lavador de pára-brisa é acionado, para evitar a entrada de cheiro do produto detergente.

Os bancos podem ter ajuste elétrico do apoio lombar, em dois níveis, com o dianteiro direito rebatível. Também incorpora vários itens de segurança: bolsas infláveis frontais, laterais e de cabeça, cinco encostos de cabeça (os dianteiros ativos, que se ajustam no momento de uma colisão) e pedais desarmáveis de série.

Na área de motores, a novidade fica por conta do TDi turbodiesel de 2,0 litros, 16 válvulas e 140 cv, com injeção direta, que pode ser usado com câmbio manual ou com o automatizado DSG, ambos de seis marchas. A VWB ainda não se pronunciou oficialmente sobre sua produção em São José dos Pinhais, (PR), na Região Metropolitana da Grande Curitiba.

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