Reunir funcionalidade e praticidade, com desempenho e agilidade, tudo isto a um preço acessível. Estes são os principais objetivos do Novo Clio 4p Authentique 1.6 16V, que é comercializado a partir deste mês no Portal de Vendas Diretas da Renault do Brasil (http://www.renault.com.br).
O novo modelo, que chega ao mercado com preço sugerido de lançamento de R$ 24.990,00 (internet), R$ 3.400,00 abaixo da versão Expression, passa a ser a versão de entrada da linha Novo Clio equipada com motor 1.6 16V. Assim, a Renault disponibiliza, na versão “hatch” 4 portas, três opções de acabamento para a motorização 1.6 16V – Authentique, Expression e Privilège.
Externamente, o Novo Clio 4p Authentique 1.6 16V não apresenta nenhuma alteração em relação às demais versões da linha Novo Clio. A lista de equipamentos de série da versão Authentique 1.6 16V é composta por direção hidráulica, airbag duplo, ar quente, calotas integrais, apoio de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com limitador de esforço integrado e regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, vidros verdes, painel de instrumentos com relógio digital, hodômetro total e parcial digitais, banco traseiro rebatível e pneus 175/65 R14.
Equipado com motor 1.6 16V, o Novo Clio desenvolve 110 cv de potência a 5.750 rpm e máximo de 15,2 mkgf a 3.750 rpm, sendo que 90% dessa força está disponível em baixa rotação, proporcionando agilidade no dia-a-dia. Além disso, o carro atinge a velocidade máxima de 192Km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, possuindo baixo nível de consumo de combustível (11 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada).
Ar-condicionado e pintura metálica são disponibilizados como equipamentos opcionais. Os clientes poderão adquirir, ainda, acionamento elétrico dos vidros dianteiros e das travas das portas, que são oferecidos como itens acessórios nas concessionárias Renault.
A nova versão deve responder por 30% do mix de comercialização da versão hatch 1.6 16V, o que corresponde a 750 unidades até o final do ano e 1.600 unidades em 2004. Com isso, a empresa espera elevar sua participação no segmento de compactos acima de 1.0 litro dos atuais 2,8% para 3,9% até o final do ano.
Além de atender os clientes que procuram uma opção mais acessível da motorização 1.6 litro, a Renault começa a atingir um outro segmento importante do mercado. A empresa estima que 10% das vendas da nova versão serão realizadas para grandes frotistas e locadoras de veículos, que procuram um automóvel prático e ágil nas diversas utilizações do dia-a-dia.
Olho Clínico
A Renault, montadora francesa instalada em São José dos Pinhais (PR), para atender aos consumidores que desejam “andar mais rápido” e não se preocupam com acabamento interno esmerado, comercializa o Clio 1.6 16V Authentique (somente pela internet), ao preço de R$ 24.63,00.
Dentro da linha do Novo Clio, a versão mais próxima com motor 1.6 16V é a Expression, que é cerca de R$ 3.000,00 mais cara. Em relação a ela, o Authentique 1.6 16V além de oferecer pintura metálica e ar-condicionado como intens opcionais, não é equipado com travamento das portas à distância, limpador e lavador do vidro traseiro e “brake light”. O controle de posição dos retrovisores laterais é feito manualmente. Mas o carro deixa a linha de montagem com direção hidráulica e duplo “air bag”.
Se a falta de alguns equipamentos como conta-giros e outros não chamam a atenção, o acabamento interno do carro impressiona. A começar pelo painel da versão que, como dissemos, não tem conta-giros. As portas têm acabamento mais simples, em plástico. Nas versões mais caras o revesimento é de tecido. Tudo para oferecer a versão Authentique a um preço baixo e competitivo.
Desempenho
Seu motor 1.6 16V de 110 cv é o mais potente do segmento (superando inclusive motores de maior cilindrada, como o 1.8 do Corsa e do Palio), o contempla com bom desempenho, principalmente no trânsito urbano.
Fácil e agradável de dirigir, suas dimensões compactas também se valorizam nas típicas ações do dia-a-dia, como entrar e sair de garagens apertadas, caber em vagas “curtas” e manobrar em meio a outros veículos.
O Clio Authentique 1.6 16V é um carro talhado para o ambiente urbano, mas também encara bem a estrada. Em trechos de serra exibe desempenho impetuoso e plenamente satisfatório. Nas curvas é equilibrado, com uma leve tendência em sair de frente quando se abusa do acelerador. A suspensão absorve bem as irregularidades do piso e os freios funcionam com eficiência. Outros dois aspectos positivos ao dirigir o modelo da marca francesa são a boa empunhadura do volante de três raios e a direção hidráulica, item de série a partir da versão intermediária 1.0 16V. Mas achamos o consumo de 8,7 km/l, um tanto elevado. (BN)
Clio Authentique 1.6 16V
Motor:
K4M, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulasCarroceria:
monobloco, 2 volumes, 5 portas, 5 passageirosTração:
DianteiraCilindrada:
1.598 cm3Potência máxima (ISO/ABNT):
110 cv @ 5.750 rpmTorque máximo:
15,2 mkgf @ 3.750 rpmAlimentação:
Injeção Eletrônica Multiponto SeqüencialRodas:
Aço EstampadoPneus:
175/65 R14Suspensão dianteira:
McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadoraSuspensão traseira:
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadoraFreios:
discos ventilados dianteiros, e tambores traseirosDireção:
HidráulicaCâmbio:
Mecânico, 5 velocidadesTanque de combustível:
50 litrosPeso:
1.005 kgEntre eixos:
2.472 mmComprimento:
3.773 mmAltura:
1.417 mmAceleração 0 a 100 km/h: 9,4 s
Consumo cidade:
11,0 km/lConsumo estrada (vazio, sem ar-condicionado): 16,5 km/l
Carga útil:
530 kgCombustível:
Gasolina