Novo cavalo mecânico da VW: Titan Tractor

Veículo mais competitivo para o segmento de cargas com grande volume e baixo peso específico. A melhor opção para tracionar semi-reboques de três eixos do mercado, combinando tecnologia, robustez e baixo custo de operação. É a versão 2003 do cavalo mecânico VW Titan Tractor 18.310, que a Volkswagen Caminhões e Ônibus Operações América do Sul lança para os mercados doméstico e de exportação.

Sucesso desde seu lançamento no mercado em janeiro de 2002, o Titan Tractor agora oferece inovações como suspensão com bolsões pneumáticos no eixo traseiro, suporte de estepe no chassi e pode ser dotado de um único tanque plástico com 275 litros ou de um modelo em alumínio com 480 litros. Tudo oferecido sob medida, de acordo com as necessidades do frotista ou do transportador autônomo.

As novas configurações do VW Titan Tractor 18.310 atendem a desejos dos consumidores que participam do desenvolvimento dos produtos Volkswagen desde o lançamento do VW 35.300, primeiro cavalo mecânico da marca, em 1991. A experiência da marca e as contribuições de todos os envolvidos no transporte de cargas conduziram à criação do VW Titan Tractor, com distribuição inteligente de carga no conjunto cavalo-carreta. Novo item do cavalo mecânico Volkswagen facilita a operação de engate de semi-reboques, possibilitando perfeito acoplamento do pino-rei à quinta roda, além de reduzir o uso do “macaco” e evitar danos durante essa operação. A oferta desse opcional está condicionada à utilização de quinta roda alta.

O novo cavalo mecânico conta com um importante item opcional: o banco do passageiro em versão sofá-cama, substituindo o atual “kit” leito. Basta puxar o banco para frente e reclinar o encosto, numa rápida operação que não exige a saída do motorista de dentro da cabine. As versões de bancos do passageiro individual e duplo continuam sendo ofertados.

O VW Titan Tractor vem tendo excelente aceitação pelo mercado nas aplicações para as quais ele foi concebido. Para torná-lo mais competitivo e objetivando aumentar sua participação no mercado, a Volkswagen estará ofertando uma série de inovações aos veículos produzidos como ano modelo 2003.

O cliente poderá optar pela configuração de sua conveniência, ou até encomendar um veículo especial à fábrica, cujo prazo de entrega varia de acordo com a solicitação e o prazo de entrega dos componentes pelo fornecedor.

Titan Tractor tem um conjunto consagrado

As vendas no primeiro semestre de 2002 comprovam: graças ao caminhão VW Titan Tractor 18.310, a Volkswagen apresentou o melhor desempenho de vendas no varejo do segmento de caminhões extrapesados. Foram comercializadas 429 unidades, num crescimento de 71% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o mercado total caiu 13%, e entre modelos da concorrência houve quedas de até 96%.

Resultado de pesquisas e desejos dos clientes, o cavalo mecânico VW 18.310 Titan Tractor tem peso bruto total combinado de 42 toneladas, aliando a distribuição inteligente da carga no conjunto cavalo-carreta à transmissão sincronizada e a itens de conforto como o ar-condicionado de série. Características que o transformaram na melhor opção no transporte rodoviário em curtas e médias distâncias.

A opção de montagem de pneus na medida 275/70 reduz a altura do veículo em 30 mm. Para completar o conjunto, o VW 18.310 tem pára-lamas em material plástico, tri-partido, durável e de fácil remoção quando necessário.

A transmissão ZF 16S é totalmente sincronizada, com 16 marchas em acionamento “duplo h”, fáceis de acionar e que asseguram velocidade e desempenho corretos ao longo da viagem. Para maior conforto e produtividade do motorista, o caminhão possui ar-condicionado, aquecimento, banco com suspensão pneumática, e cabine recentemente reestilizada seguindo suas preferências. Sistema de segurança impede que o motor do veículo seja colocado em funcionamento sem que o pedal de embreagem e o freio de estacionamento estejam acionados.

Titan é o nome da família composta pelos modelos VW 17.310 (4X2), VW 18.310 Tractor (cavalo mecânico), VW 23.310 (6X2) e VW 26.310 (6X4). Somando força e desempenho, todos os caminhões são equipados com o consagrado motor Cummins 6CTAA Euro II de 8,3 litros, Turbo, Intercooler, 303 cv de potência e 1192 Nm de torque. Os veículos têm identificação exclusiva nas portas, com o logotipo Titan em destaque.

Os caminhões Titan 2003 passam a contar com os seguintes itens opcionais, comuns a todos os modelos envolvidos: pára-choque na cor do veículo (“body color”) largos para veículos de 17, 23 e 18 toneladas e estreito para veículos de 26 toneladas; e pneus radiais sem câmara 275/80R22.5 Michelin direcionais e trativos para veículos 17 e 23 toneladas e uso misto para veículos de 26 toneladas.

Voltar ao topo