Novo C3 está mais ágil e confortável

O novo C3 está mais imponente. A montadora francesa Citroën decidiu mexer pouco em seu “hatch” compacto C3, lançado no Brasil em 2003 e que teve sua primeira reestilização no começo de agosto.

Olhando de perto, nota-se que o carro ganhou novos pára-choques e grade frontal, mais larga que passou a ser preta em todas as versões, contrastando com a cor do veículo, conjunto que trouxe robustez ao modelo.

A cor escura da grade está em todas as versões. Logo abaixo, as entradas de ar foram realçadas, bem como o conjunto dos faróis de milha. Sua traseira continua a mesma do modelo anterior, com mudanças apenas nos monogramas.

Nas laterais, a única diferença são as novas rodas de liga leve de 15 polegadas. O compacto C3 2009 traz de série, painel com mostradores digitais, airbags frontais para motorista e passageiros.

Internamente, os bancos receberam novos padrões de tecido “CT Graphite” e a alavanca de câmbio ganhou acabamento em alumínio escovado. Na porta, a maçaneta cromada dá um toque de status, mas a estética do conjunto é quebrada pelo pegador e, no painel, por saídas de ar em plástico pintado imitando metal.

O volante (com assistência elétrica) tem regulagem de profundidade e altura. Atrás dele há uma alavanca que alterna as funções do computador de bordo e controla o rádio/CD player.

A posição do controle dos vidros traseiros continua entre os bancos dianteiros, atrás da alavanca do freio de estacionamento. A novidade depois de se ligar o motor e conduzir o C3 2009 pelas ruas e estradas está no ajuste da suspensão. Ela foi recalibrada e está mais próxima da realidade de nossas pistas, deixando o carro mais confortável.

Seu propulsor 1.4 de quatro cilindros, oito válvulas, bicombustível, capaz de gerar 80/82 cavalos de potência (gasolina/álcool a 5.250 rpm) e torque máximo de 12,5 kgfm (a 3.250 rpm), tem desempenho satisfatório, mostrando-se ágil no trânsito urbano.

Compacto, o C3 1.4 flex aproveita bem o espaço cada vez mais restrito do tráfego pesado de nossos dias.

Como parte do conceito premium, dá ao motorista uma posição mais elevada para dirigir. Trafegando pela BR-277 em direção ao litoral, o compacto hatch da Citroen se comportou muito bem.

Além da cor Nocciola, a nova linha C3 1.4 flex é oferecida em mais sete opções: Blanc Banquise (branca), Bleu de Chine (azul), Gris Fer (cinza), Gris Aluminium (prata), Perla Negra (preta), Rouge (vermelha) e Gris (pérola). O C3 é um carro vencedor que, em cinco anos de mercado, vendeu 100 mil unidades.

E foi posicionado desde o seu lançamento pela montadora francesa para ser um objeto de desejo. Virtude de seu design vitorioso, que ganhou poucas modificações na linha 2009. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, 1.4 litro, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, bicombustível
Cilindrada: 1.360 cm³
Potência (cv): 80 cv (G) e 82 cv (A) a 5250 rpm
Torque: 12,6 kgfm a 3250 rpm
Tx. de comp.: 10,5:1
Câmbio: Manual de cinco marchas
Comprimento: 3,85m
Largura: 1,66 m
Altura: 1,52 m
Entre-eixo: 2,46 m
Peso (kg): 1.013 kg
Suspensão: Independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na dianteira, e travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na traseira
Freios: Discos sólidos, na dianteira, e tambor, na traseira
Tanque: 47 litros
Preço sugerido: R$ 41.590,00