Em outubro será a vez de desembarcar no Brasil o novo Audi RS5, modelo que será apresentado pela montadora alemã no Salão do Automóvel de São Paulo.

continua após a publicidade

O cupê esportivo com motor V-8 4,2 litros, de 450 cv de potência, é econômico e muito eficiente: o veículo percorre 9,2 km com 1 litro de combustível.

Outro destaque do esportivo cupê da Audi é o diferencial central da tração quattro, aliado ao câmbio S tronic de sete marchas. Com capacidade de respostas instantâneas, o motor acelera o cupê de 1.725 kg de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h, mas que pode ser aumentada para 280 km/h caso seja solicitado à Audi.

Na traseira, o defletor na tampa do porta-malas é acionado automaticamente a velocidade de 120 km/h e retrai a 80 km/h. Sua transmissão de sete marchas S tronic de série conta com sistema de dupla embreagem que consiste de duas caixas “subsidiárias”, ambas constantemente ativas, mas apenas uma conectada em tempo integral ao motor.

continua após a publicidade

Com este sistema, as marchas são utilizadas alternadamente via suas respectivas embreagens, de modo instantâneo, suave e praticamente imperceptível. A transmissão pode ser opera-da de maneira totalmente automática ou o motorista pode efetuar trocas manualmente pela inovadora alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante.

Integrada ao sistema Drive Select, a transmissão do Audi RS5 permite ao motorista utilizar o modo automático em três diferentes opções: auto, conforto e dinâmica, variando o prolongamento das acelerações em cada uma das marchas.

continua após a publicidade

Com o uso do programa de controle de arrancada, o câmbio S Tronic garante acelerações com total potência e um mínimo de deslizamento de rodas. Como todos os modelos RS, o RS 5 vem equipado com a tração permanente quattro.

No interior, o modelo traz bancos esportivos com laterais pronunciadas e apoios de cabeça integrados de série, com ajustes elétricos e revestidos numa combinação de couro e Alcantara.

Como opcional, a Audi oferece bancos tipo concha e encostos dobráveis ou bancos climatizados de luxo. O volante tem aro esportivo e é revestido em couro perfurado. Os instrumentos são de fundo preto e caracteres brancos.

Quando a ignição é ligada, os ponteiros vermelhos sobem e descem rapidamente. O sistema de informações inclui cronômetro para registrar tempos de volta e medidor de temperatura de óleo. Tudo isso poderá ser conferido durante o Salão Internacional do Automóvel, em outubro, no Anhembi, em São Paulo.