Novo 307 Sedan tem bons atrativos

ja21.jpgEmbora a Peugeot saiba que a "briga" nesse segmento não será fácil – afinal há excelentes adversários como Honda Civic, Toyota Corolla e o Chevrolet Vectra, a montadora francesa aposta na relação custo-benefício do seu 307 Sedan, que tem um bom nível de equipamentos de série.

Além disso, há o bonito "design". Na dianteira, os estilistas mantiveram as linhas do "hatch", com nova frente marcada pela grande "boca", ou melhor, a grande grade do radiador com os faróis de neblina acoplados. A placa de identificação do carro está localizada na parte inferior do pára-choque. O destaque da dianteira, como tem acontecido com os produtos da Peugeot, está no desenho do conjunto ótico, cada vez mais bonito. A ponta do capô é reta, terminando onde começa o grande logotipo da marca, o famoso "Leão". Para completar, o pára-brisa é amplo, oferecendo bastante visibilidade. De quebra ganhou uma quarta janela na lateral, logo atrás das portas traseiras, que proporciona mais luminosidade para o interior do carro.

ja22.jpgÉ na parte traseira, entretanto, que está a grande novidade da versão Sedan, que recebeu um grande porta-malas (623 litros). A tampa do porta-malas tem um vinco acentuado que corta o logotipo da marca estampado, além de um friso cromado logo acima da placa de identificação. As lanternas seguem um desenho triangular grande e saem pelas laterais. O pára-choque é grande, pintado na cor do carro e a versão Griffe conta de série com sensor de estacionamento. Na lateral, alguns detalhes chamam a atenção, como uma parte do bonito conjunto ótico que segue a linha do capô e o vinco bem acentuado de uma ponta a outra do carro. De acordo com a Peugeot, as portas e as rodas são as mesmas da versão "hatch".

ja23.jpgO porta-malas do 307 Sedan é bem interessante: são 623 litros, com uma capacidade volumétrica de objetos de 506 litros, podendo chegar a 1.496 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. E praticidade é o que não falta no seu porta-malas, que conta com oito ganchos de fixação da rede, que facilitam a organização da bagagem e permitem alterações na configuração do espaço interno.

Além disso, conta com dois compartimentos laterais e dois grandes compartimentos adicionais sob o assoalho. O porta-malas tem ângulo de abertura da tampa de 113°, com dobradiças pantográficas e molas hidráulicas externas. Possui, ainda, sistema de trancamento que é ativado automaticamente quando o carro ultrapassa a velocidade de 10 km/h. (BN)

Olho clínico

ja31.jpgO espaço interno do Peugeot 307 Sedan é igual o da versão "hatch", o que significa que transporta quatro adultos e uma criança tranqüilamente. Como todo bom Sedan, é ideal para famílias. E esse conforto todo vem do bom entreeixos – 2,61 metros -, espaço semelhante ao do Honda Civic. Assim como no "hatch", as janelas dos vidros traseiros não descem até o final, ficando 5 cm para fora.

Ele é oferecido em três versões de acabamento: a de entrada, Presence com câmbio manual e motor 1.6 Flex; a Feline com opção de transmissão automática ou manual, e a topo de linha Griffe com propulsor 2.0 16V e oferecida apenas com câmbio automático seqüencial Tiptronic. Todas as versões vêm de série com ABS, ar-condicionado, trio-elétrico, duplo "air bag" e computador de bordo.

A versão Griffe, avaliada pelo Jornal do Automóvel, vem ainda com volante e ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado com saídas independentes, CD player com disqueteira no painel para 5 discos, controles no volante para som e piloto automático, bancos de couro, sensores de chuva e de estacionamento e faróis com acendimento automático.

ja33.jpgSeu painel também é o mesmo de toda a linha 307: moderno, misturando o preto com acabamento prateado na parte central, onde estão localizadas saídas de ar, CD player, sistema do ar-condicionado, pisca-alerta, porta-objetos e alavanca do câmbio, no caso da versão avaliada pelo JA, o automático seqüencial Tiptronic. Ou seja, o motorista pode optar pela troca manual das marchas. Os mostradores também contam com bordas prateadas.

Propulsor 2.0 litros 16V que gera 143 cv a 20 mkgf de torque máximo a 4.000 rpm, com câmbio automático seqüencial Tiptronic, equipava a versão Griffe avaliada pelo Jornal do Automóvel. A dirigibilidade, mesmo com o acréscimo do porta-malas (26,7 cm) é tão boa quanto do "hatch", bem como o conforto oferecido aos passageiros. Nas curvas sinuosas da Serra do Mar, região onde foi realizada a avaliação do novo 307, o Sedan se mostrou estável e com boa frenagem. Seu sistema de freios, que além de contar com ABS, possui um repartidor eletrônico (REF), que distribui a frenagem de acordo com a inclinação do carro.

A regulagem feita pela engenharia da montadora francesa, tem como ponto principal a economia de combustível. Sua dirigibilidade é agradável e segura, desde que não se abuse do pedal do acelerador. (BN)

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