Nova RS4 Avant é ainda mais potente

Foi apresentada pela Audi a terceira geração da RS4 Avant, com motor ainda mais potente e um alto nível de versatildade e tecnologia, mantendo a tradição das peruas supervelozes da marca alemã. Deve ser comercializada na Europa no segundo semestre deste ano, e, no início de 2013 deve chegar no Brasil. Embaixo do capô, o destaque da nova Audi RS4 Avant: o motor V8 4.2, que produz 450 cv de potência (a versão anterior tinha 420 cv) a 8.250 rpm e ultrapassa a barreira dos 100 cv por litro – no novo motor, a potência específica é de 108,1 cv por litro. A RS4 Avant vem ainda equipada com câmbio S tronic de sete velocidades e tração permanente integral quattro.

Cheia de estilo, com os dois cabeçotes dos cilindros pintado em vermelho, o motor V8 (o mesmo que equipa o RS5 Coupé) tem torque máximo de 430 Nm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm. As respostas são extremamente rápidas: a RS4 Avant acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda melhor do que o da versão anterior, que chegava a 100 km/h em 4,9 segundos com um motor de 420 cv – 30 a menos que a versão atual. A velocidade máxima é limitada de 250 km/hora, mas pode chegar a 280 km/h se requesitado.

Feito artesanalmente na planta da Audi em Gyor, na Hungria, o motor 4.2 FSI integra a força extrema a uma eficiência exemplar, com consumo médio de aproximadamente 9 km/litro. Altamente eficiente também é o câmbio S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. No modo automático faz as trocas de marchas mais rápidas do que um câmbio mecânico e permite também mudanças manuais por meio da alavanca seletora do console ou dos paddles no volante. Para acelerações mais rápidas, o motorista pode também ativar o Launch Control (controle de largada), sistema igual ao utilizado na F-1 que gerencia a embreagem com uma ótima velocidade de partida e deslizamento mínimo da roda.

História da RS4

Esportividade e praticidade são atributos que acompanham a trajetória da RS4 Avant desde sua concepção até os dias de hoje. A primeira geração começou com produção limitada e o nome de RS2, que era oferecida apenas na versão Avant. Lançada em 1994, a RS2 passou a ser a perua mais veloz do mundo: 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, o que comprovou a perfeição do casamento entre a Audi e a Porsche, que foi responsável pela preparação do motor 2.2 litros de cinco cilindros turbo com 315 cavalos e outros componentes esportivos do carro.

Mais tarde, com o motor 2.7 V6 biturbo desenvolvido pela Cosworth, uma das mais conceituadas empresas de preparação de motores do mundo, com destaque na própria Fórmula 1, a primeira avant RS4 chegou ao Brasil em 2001. E mais rápida do que a RS2: acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, graças aos seus 380 cavalos de potência máxima. Apesar de sua produção ter sido de aproximadamente um ano e meio apenas, as vendas da primeira geração da RS4 bateram as seis mil unidades. A segunda geração foi lançada em 2007, com motor V8 FSI com 420 cv, novo conjunto de suspensão, tração permanente nas quatro rodas e redução do peso. O modelo fazia de 0 a 100 km/hora em 4,9 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

Veja na galeria de fotos o carro Audi.

Voltar ao topo