Econômica e ágil, street da marca japonesa é uma alternativa ao transporte público. O modelo conta com motor injetado e custa R$ 6.829,00

continua após a publicidade

Não é segredo para o motociclista brasileiro o fato de que quase 90% do mercado de motos no Brasil é composto pelos modelos de até 150 cilindradas. Além de mais acessíveis, as motos street de baixa cilindrada atendem às necessidades do motociclista que precisa de um veículo ágil, prático e econômico. Dados da Abraciclo (associação que reúne os fabricantes de motocicletas) mostram que 40% dos proprietários de uma moto, a utilizam como alternativa ao transporte público. E é exatamente esse perfil de motociclista que a Suzuki deseja “abocanhar” com a GSR150i.

Para tanto, a marca japonesa inovou e resolveu oferecer a GSR150i ao consumidor primeiramente por meio do Consórcio Nacional Suzuki. Com parcelas de R$ 123,03/mês (em planos de 72 vezes), a marca busca atrair o passageiro do ônibus, trem ou metrô que usa, no mínimo, duas conduções diárias, ou gasta R$ 120 todo mês (em São Paulo). Isso sem falar na economia de tempo, que no caso da capital paulista chega a triplicar em relação ao transporte público.

Fabricada na China e montada no Polo Industrial de Manaus (PIM) pela JToledo Suzuki Motos, a GSR150i chegou com novo motor de 150 cm³ e alguns detalhes que fazem desta “Suzukinha” uma opção também para os fins de semana. Suspensão traseira com reservatório a gás, suporte do bagageiro em alumínio e tampa do cabeçote cromada são alguns detalhes que elevam o status do modelo.

continua após a publicidade

Novo motor

A principal novidade da GSR150i não é o aumento da cilindrada – obtido por intermédio do prolongamento do curso do pistão em 9,8 mm -, mas sim da adoção da injeção eletrônica de combustível, que melhora sua dirigibilidade e a partida a frio do pequeno monocilíndrico. Com essa eletrônica embarcada, a GSR150i ficou com uma aceleração mais linear e com certeza mais econômica. Seu consumo na cidade chegou a registrar média 38 km/litro. O propulsor oferece potência máxima de 12 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,08 kgf.m a 6.000, números que permanecem iguais aos da Yes, de 125cc, lançada em 2004.

continua após a publicidade

Único entre as streets com câmbio de seis velocidades, esse propulsor exige uma troca de marchas constantes na cidade para que o piloto trabalhe sempre na faixa útil do motor. De semáforo a semáforo, a GSR150i estará em quarta marcha e basta uma curva a esquerda para que a segunda seja requisitada ou até mesmo a primeira. Todavia, ao entrar na estrada e engatar a sexta marcha, a moto roda com mais tranquilidade. Com relações mais longas, o novo motor pode rodar na mesma velocidade “girando” menos, deixando-a mais econômica.

Outra característica que faz da GSR150i uma opção interessante para o dia a dia é seu sistema de eixo balanceador do motor. Com ele, a vibração e o ruído diminuem, resultando em maior conforto nas viagens longas e poupando os braços na rotina do trabalhador que chega a rodar 50 quilômetros todos os dias.

O painel de instrumentos é totalmente novo e traz display em LCD que indica hodômetro total e parcial, além de indicador de marcha, permitindo fácil leitura ao piloto. A luz indicadora de falha no sistema de injeção de combustível também foi integrada ao painel. Outro ponto que merece destaque é o banco em dois níveis, muito confortável para piloto e garupa.