Sem dúvidas, a versão mais recente da “trail” de entrada da BMW foi feita para o nosso fora-de-estrada. Apresentada em outubro durante o Salão Duas Rodas 2011, em São Paulo (SP), a G 650 GS Sertão é o primeiro lançamento mundial da marca bávara feito no Brasil e para celebrar esse fato a moto foi batizada com o nome da região mais árida de nosso País.
Da mesma forma que a versão anterior, a nova GS será montada na fábrica da Dafra em Manaus (AM), no mesmo processo CKD, como acontece atualmente. Esteticamente a Sertão tem os mesmos traços da versão 2012 da GS, mas traz pintura personalizada (em branco e azul, com a inscrição “Sertão” na lateral do falso tanque de combustível).
A nova versão adota alguns acessórios que reforçam as suas características “off-road”. O pára-lama dianteiro ficou mais alongado e conta com um protetor emborrachado na ponta. Mudanças também no pára-brisa, trocado por outro mais longo e as manoplas ganharam protetores de mão. Suas rodas também são diferentes. Deixaram o desenho sofisticado da liga leve para adotar os raios de alumínio das motos de enduro.
Na ciclística, há algumas diferenças. O conjunto de suspensão com curso de 170 mm na dianteira e 165 mm na traseira na GS tradicional passou para 210 mm de curso em ambas as rodas da versão Sertão, deixando-a mais apta para enfrentar terrenos acidentados. O assento acompanhou a altura da moto e passou dos 800 mm para 860 mm na Sertão que, por sua vez, pode chegar a 900 com o auxílio de acessório especial.
E no comprimento total, ela está 20 mm mais longa e ganhou um quilo a mais de peso seco, chegando aos 193 kg. A versão Sertão conta com o mesmo motor monocilíndrico de 652 cm³ refrigerado a água. A potência gerada continua sendo de 48 cv a 6500 rpm e o torque máximo permanece em 6,1 kgfm a 5000 rpm. Entre os itens de tecnologia embarcada, pelos quais a BMW é famosa, a Sertão também conta com a opção de habilitar/desabilitar o sistema de freios ABS para rodar na terra.
Além disso, a nova GS Sertão com acessórios como sistema de alarme anti-furto e aquecedores de manopla, cavalete central, soquete 12 Volts e assento rebaixado. De acordo com a marca bávara, a moto chega às revendas em maio com preço sugerido de R$ 32.800. Esperamos que essa BMW faça jus a proposta.



