De olho no crescente mercado de motos de 600 cc, a Kawasaki está trazendo para o Brasil a cobiçada “dual purpose” Versys 650 cc.
Como o próprio nome anuncia, a Versys foi criada para oferecer versatilidade. O modelo agrega características de motos “street”, “trail”, “supermotard” e até “tourer”.
Lançada na Europa e na América do Norte em 2006 a Versys tinha como maior crítica o visual um tanto quanto defasado e sem nenhuma alteração até o ano passado.
Mas a versão 2010 a Versys ganhou visual totalmente renovado e moderno. O novo conjunto óptico conta com linhas mais agressivas e facho mais eficiente. Também foi alterado o pára-brisa que, no modelo novo, pode ser ajustado em três posições. A ergonomia foi revista buscando um maior conforto.
O suporte do motor e as pedaleiras receberam capas de borracha para diminuir a vibração do motor sentida pelo piloto. E a traseira também foi redesenhada para acompanhar o novo “design”.
Como em toda boa moto de uso misto (“dual purpose”) as suspensões têm longo curso, para absorver impactos e as irregularidades do asfalto. A suspensão traseira tem um amortecedor fixado lateralmente com 145 mm de curso.
Na dianteira, o garfo telescópico invertido (“upside-down”) tem 150 mm de curso. Um diferencial do modelo em sua categoria é que ambas as suspensões tem regulagem de retorno e pré-carga.
As rodas de 17 polegadas receberam pneus nas medidas 120/70-17 (dianteira) e 160/60-17 (traseira), números iguais aos da “irmã” naked ER-6n. Assim como os freios, de duplo disco na dianteira (300 mm de diâmetro) e simples na traseira (220 mm de diâmetro), todos no formato “wave”.
A Versys 650 é equipada com motor de dois cilindros paralelos, 649 cm³ de capacidade, duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Mas para se adequar à proposta da Versys, seu motor foi alterado para oferecer melhor rendimento em médios regimes, além de resposta mais linear.
Também alimentado por injeção eletrônica, na Versys o bicilíndrico gera 64 cv de potência máxima a 8.000 rpm (contra os 72 cv a 8.500 rpm na versão “naked”). O torque também fica um pouco abaixo: 6,2 kgf.m a 6.800 rpm contra os 6,7 kgf.m a 7.000 rpm da ER-6n.
Com preço público sugerido de R$ 33.990,00 na versão básica e R$ 37.390,00 com ABS, sem frete, a Kawasaki Versys 650 tem previsão de chegar a todas as autorizadas da marca a partir deste mês de junho.
Antes da Versys, o mercado brasileiro das motos de uso misto e com dois cilindros tinha duas opções: a BMW F 650 GS e a Suzuki DL 650 V-Strom, esta última com dois cilindros em “V”. Em função de seu preço, o novo modelo da Kawasaki disputará o mercado com a Suzuki V-Strom (R$ 34.594,00).


