Nova geração do Volvo C70 estará em Frankfurt

ja861.jpgOs primeiros detalhes e fotos do C70 acabam de ser apresentados pela Volvo. Um conversível com ?design? de cupê (graças à sua capota rígida retrátil de três partes), que será apresentado no Salão Internacional de Frankfurt, em setembro próximo.

Agora, o carro reúne essas duas configurações, uma vez que passa a ser equipado com capota rígida retrátil acionada eletricamente e que fica dividida em três partes quando recolhida. Desta vez o desenho contou com colaboração do renomado estúdio de estilo Pininfarina, que manteve a frente do sedã S40, mas incluiu traços exclusivos da metade do carro para trás. As dimensões do novo modelo são quase as mesmas do anterior (sendo a largura idêntica).

ja863.jpgUm dos destaques estilísticos fica por conta da traseira, com lanternas cujos contornos acompanham o vinco profundo da linha de cintura. A grade frontal, mais avançada do que os faróis, proporciona ao carro uma silhueta arrojada. Apesar de ser um conversível, a marca sueca optou por oferecer espaço interno suficiente para levar quatro adultos.

Como em todo conversível, a rigidez torcional é um ponto-chave para o bom comportamento do carro, tanto nas curvas quanto em pisos irregulares e frenagens, por isso a carroceria recebeu reforços estruturais. Com a capota, a estrutura fica entre 10 e 15% mais rígida, conforme o fabricante. Além disso, o novo C70 tem a segurança que a Volvo faz questão de colocar em primeiro lugar.

ja862.jpgNeste C70, a falta de um teto fixo foi compensada por reforços e recursos tecnológicos, como a Cortina Inflável (IC, em inglês), que faz parte do sistema de proteção contra impactos laterais. Exemplo desse cuidado é a instalação de ?air bags? de proteção nas janelas que inflam de cima para baixo e demoram mais para desinflar, a fim de compensar a ausência da capota. Os engenheiros de segurança da Volvo fizeram pequenas modificações para tornar essas cortinas extremamente resistentes. Agora ela protege a cabeça de forma mais eficaz.

A versão ?top? de linha do novo Volvo C70 será equipada com motor de cinco cilindros em linha, de 2.5 litros com turbocompressor que gera 220 cv e 32,6 kgfm de torque máximo. Também haverá duas versões aspiradas de 2.4 litros, com 170 cv e 140 cv. Como o seu predecessor, o novo C70 será produzido na planta de Uddevalla, na Suécia.

Voltar ao topo