ja814.jpgA Ford apresentou à imprensa especializada sábado último (19/02), a nova Ranger Electronic. Trata-se da primeira linha de picapes a ser comercializada no Brasil com motorização eletrônica diesel, o Power Stroke Electronic 3.0 L.

Projetada para satisfazer todos os tipos de consumidores picapeiros, a Ranger Electronic oferece equilíbrio tanto na rodagem em estrada como fora-de-estrada. É o veículo que reúne o melhor conjunto de atributos, considerando as principais razões de compra do segmento: ?design?, desempenho (motor, robustez, dirigibilidade), durabilidade, qualidade e versatilidade para fazer tudo, como transportar a família ou desatolar o carro na fazenda.

A nova Ranger Electronic chega como principal referência no segmento em aceleração e velocidade final, além de ter melhores índices de consumo de combustível. Por exemplo, ela é ainda mais econômica (6%) em comparação com o modelo 2.8 L mecânico, que era um dos mais eficientes do mercado. Outra grande vantagem é a baixa emissão de poluentes, se antecipando aos novos limites da legislação brasileira Conama 272 (Euro III), que entra em vigor a partir de julho de 2005.

ja821.jpgJunto com esse pioneirismo, ela traz outras importantes inovações, como freios ABS de última geração nas quatro rodas, acelerador eletrônico, novo painel de instrumentos, computador de bordo e sistema eletrônico de imobilização antifurto distribuído, formando o conjunto mais eficiente e avançado da categoria.

O painel da nova Ranger Electronic, além de mais bonito, traz o que há de mais avançado em tecnologia embarcada no segmento, incluindo computador de bordo e o sistema imobilizador antifurto D-PATS. Logo à primeira vista, é possível notar que se trata de um veículo diferenciado. A iluminação é feita por LEDs, com luzes brilhantes, cores homogêneas e baixo consumo de energia.

Disponível nas versões XLT e Limited, o computador de bordo é dotado de microprocessador Motorola, com sistema programável e extremamente flexível. A Ranger Electronic vem equipada ainda com o sofisticado sistema de proteção antifurto D-PATS distribuído. Como no sistema PATS, ele funciona com um código eletrônico que só permite a ligação do veículo com a chave original.

ja822.jpgOLHO CLÍNICO

Destaca-se a nova picape Ranger Electronic pelo conforto, com um padrão de silêncio comparável ao de veículos de passeio, atributos sentidos durante rápida avaliação feita num trajeto misto de 100 km aproximadamente. A tecnologia eletrônica possibilita o oferecimento de diversos recursos avançados ao motorista, incluindo alertas eletrônicos que aumentam a precisão, a conveniência e o prazer de dirigir.

A nova Ford Ranger 2005 é a única da categoria que oferece 20 configurações de modelos, com cabine simples ou dupla e dois motores nesta etapa de lançamento – o novo Power Stroke 3.0 Electronic turbodiesel e o 2.3 L 16V a gasolina -, além de tração 4×2 ou 4×4 e quatro versões de acabamento: XL, XLS, XLT e Limited.

ja825.jpgProduzido pela International, o motor Power Stroke Electronic 3.0 L, é totalmente novo. Incorpora tecnologias de última geração e tem o melhor desempenho da categoria. Além de robusto, compacto, silencioso e econômico, oferece baixo nível de emissões e alta densidade de potência, com 163 cv (a 3.800 rpm).

O motor Ford 2.3 L a gasolina da Nova Ranger é o primeiro do segmento de picapes médias no País com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e 16 válvulas. É também o motor de quatro cilindros a gasolina mais potente do segmento, com 145 cv (a 5.250 rpm) e torque de 21,3 kgfm. A Ranger Cabine Dupla com motor eletrônico é disponível com tração 4×2, nos modelos XL, XLS e XLT, e tração 4×4 nas versões XL, XLS, XLT e Limited. A Ranger Cabine Dupla com motor 2.3 L a gasolina tem tração 4×2, nas opções XL e XLS. E a Ranger Cabine Simples com motor 3.0 L eletrônico é produzida com tração 4×2, nos modelos XL e XLS, e tração 4×4 na versão XL. A Ranger Cabine Simples com motor 2.3 L a gasolina possui tração 4×2, nos modelos XL e XLS.

ja823.jpgA nova Ranger Electronic tem a melhor aceleração da categoria: vai de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos e também alcança a maior velocidade final, de 165 km/h, limitada eletronicamente, segundo dados da montadora. Além do novo propulsor, a picape da Ford também ganhou instrumentação reestilizada com aros metálicos e mostrador digital. A versão mais em conta passa a ser a XL cabine simples 4×2, que parte dos R$ 56.735,00, e a mais cara é a LTD cabine dupla 4×4, que custará R$ 98,1 mil. A nova Ranger Electronic 3.0 chega às concessionárias no início de abril.

FICHA TÉCNICA

RANGER ELECTRONIC 2005

Motor

Modelo: 3.0 L Power Stroke Electronic   

Combustível: Diesel   

Cilindrada (cc): 2.968

Potência máxima (cv): 163 a 3800 rpm   

Torque máximo (mkgf): 38,7 a 1600 2200 rpm   

Cilindros: 4   

Válvulas por cilindro: 4   

Taxa de compressão: 17.0:1

Velocidade máx. (km/h): 165

Transmissão       

Modelo: Eaton, 5 velocidades   

Freios                       

De serviço: Sistema hidráulico com duplo servo assistido, com ABS nas 4 rodas (XLT e Limited) ou válvula sensível à carga  (XL e XLS)

Estacionamento: Mecânico com ação nas rodas traseiras, acionado por meio de cabo ligado a um pedal com sistema de trava

Suspensão                       

Dianteira: Tipo braços curtos e longos com molas tipo barra de torção, amortecedores a gás com molas auxiliares e  barra estabilizadora

Traseira: Tipo eixo motriz semiflutuante, molas semi-elípticas de dois estágios com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora na versão diesel

Rodas/ Pneus                       

Ranger XL: Aço estilizado 6,5J x 15, 235/75 R15?       

Ranger XLS: Aço estilizado 6,5J x 15, 235/75 R15? ou aço estilizado  7,0J x 16, 245/70 R16?

Ranger XLT/ LTD: Liga leve 7,0J x 16, 245/70 R16?(estepe de açoR16?)   

Direção

Tipo: Hidráulica, composta de pinhão e cremalheira

Capacidades

Cabine Simples – 3.0 L Electronic

Reservatório de combustível (L): 60

Cabine Dupla                      

Reservatório de combustível (L): 75