“Noite Renault” comemora a história da marca

Comemorando o seu processo de crescimento no país, a Renault realizou em parceria com o Auto Show Collection a “Noite Renault”, uma festa no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, para celebrar a história da marca no Brasil. Com direito a um desfile de carros clássicos da marca, a festa contou com a presença de pilotos, jornalistas, colecionadores e empresários relacionados ao automobilismo.

A tradição da Renault nas pistas foi muito bem representada no evento pelo Alpine, que completou 50 anos de fabricação e serviu de inspiração para a criação do Willys Interlagos, primeiro esportivo fabricado no Brasil com DNA Renault. Além do Willys Interlagos também esteve na festa o piloto que imortalizou o modelo nas competições, Bird Clemente. Foi guiando a versão de corrida do Interlagos, sob a chancela da Equipe Willys (uma das mais bem estruturadas da década de 60), que Bird inspirou os novatos que surgiam, notadamente Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Jr. e José Carlos Pace, numa época em que os pilotos brasileiros começavam a se profissionalizar.

Raridades

Também estavam expostos vários exemplares do Dauphini (de 1959 a 1962) e do Gordini (de 1962 a 1968); além de outros mais antigos, como o Juvaquatre, de 1948; e o NN Torpedo, de 1924; que modernizou a linha Renault disponível na Europa na época, com design aerodinâmico inspirado em barcos; o Renault 4CV, de 1954, modelo pequeno e econômico, símbolo da recuperação da empresa no pós-guerra; e o Voiturette, uma réplica do primeiro modelo produzido pelo francês Louis Renault, fundador da marca.

No total, foram expostos 76 carros. Também chamaram atenção os clássicos Renault 8 (1965), Renault 10 (1967), Renault 16 (1972) e Renault 19 (anos 1990), que lado a lado contam a história da evolução da marca em centenas de mercados no mundo.

* O jornalista viajou a convite da Renault.


Voltar ao topo