Nissan produzirá minivan no Paraná

Além do Sandero Stepway, a Aliança Renault-Nissan anunciou a produção do monovolume Livina no complexo fabril do grupo em São José dos Pinhais.

Atualmente produzido na China, na África do Sul, na Indonésia e em Taiwan, o monovolume será oferecido no mercado brasileiro com duas opções de motorização: 1.6 l e 1.8 l Flex, e em duas configurações, uma para cinco ocupantes e outra para sete.

Com isso, o modelo enfrentará no mercado o Honda Fit, o Chevrolet Zafira, o Kia Carens, o Citroën Grand C4 Picasso, o Grand Scénic, da Renault, entre outros.

A investida da Nissan no segmento de carros de passeio, seguindo os lançamentos de Sentra e Tiida, faz parte da estratégia da marca para alcançar as metas estipuladas no plano “Shift-Mercosul”, que prevê 40 mil unidades vendidas em 2009. Segundo o presidente da Nissan Mercosul, Thomas Bresson, o Livina não será exportado para outras regiões num primeiro momento.

A tecnologia flex, que passará a equipar o Livina, deve chegar aos modelos Tiida e Sentra ainda no primeiro semestre de 2009 – uma ação necessária para a Nissan não perder mercado no Brasil. Os motores flex da japonesa serão produzidos, por enquanto, na fábrica da Nissan no México, segundo fontes da marca.