Há um bom tempo vem se cogitando a produção de um carro compacto da Nissan no Brasil. Segundo fontes da montadora, há vários estudos para o mercado brasileiro, mas é bem provável que algum modelo seja produzido nos próximos anos. Atualmente a montadora possui três carros pequenos no mercado europeu: Micra, Moco e Cube.

Se a produção de um modelo da marca for um fato, o mais próximo da realidade de nosso mercado seria o Moco, que foi lançado por volta de 2002. O compacto da Nissan pode ser comparado a um monovolume, pois ele possui 3,4 metros de comprimento, é alto, estreito e espaçoso, porém com um porta-malas bem restrito.

Para compensar, a marca colocou diversos porta-objetos e trilhos no banco de trás para regulagem longitudinal, onde pode movê-lo para frente e para trás de acordo com o número de passageiros ou de bagagem. O painel é bem simples, conta apenas com velocímetro e indicador de nível de combustível. O acabamento é caprichado, sem muito luxo, afinal trata-se de um carro urbano.

O banco traseiro acomoda dois passageiros, o que pode não agradar ao consumidor brasileiro, pois seus concorrentes no segmento dos compactos possuem lugares para três pessoas. O que seria uma grande vantagem, uma vez que o Moco conta com um baixo túnel de transmissão, o que praticamente deixa o assoalho plano e ajuda a acomodar com mais conforto um passageiro central.

A boa altura em relação ao teto também contribui para o espaço de passageiros altos no banco de trás. Entre as motorizações para o Moco, há o motor de 6 litros que desenvolve 60 cavalos de potência máxima e torque de 8,5 mkgf a 3.000 rpm, força equivalente à de “populares” nacionais.

O Moco foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão de Tókio de 2002, como protótipo, tendo a Nissan alegado na ocasião que aquele modelo compacto só seria comercializado no Japão.

continua após a publicidade

continua após a publicidade