Nissan apresenta o X-Trail 2009

A chegada do sedã Sentra ao Brasil vem ajudando a Nissan a se firmando no segmento dos três-volumes médios.

Mas a marca franco-japonesa não se descuidou da área dos SUVs e está iniciando a comercialização da nova versão do seu conhecido X-Trail.

Para conquistar novos consumidores, a Nissan deu ao novo X-Trail uma classificação particular, e o apresentou-o à imprensa como um veículo de conceito “all-road”, ou seja, com bom desempenho “off-road”, mas com conforto em outros tipos de estradas.

O veículo não terá uma tarefa fácil: vai disputar mercado com concorrentes de peso, como o Chevrolet Captiva que, além de um motor mais potente, tem preços bastante parecidos.

Apesar de usar o mesmo nome e o design ser parecido com o modelo anterior, a Nissan enfatiza que o X-Trail é um utilitário totalmente novo, com uma nova plataforma, a “C” da Aliança Renault-Nissan, outro chassi e nova carroceria.

Os modelos, que serão vendidos no Brasil, a partir deste mês, saem da fabrica de Kyushu, no Japão.

Estão na dianteira às mudanças mais visíveis do novo X-Trail. A grade e os conjuntos óticos são maiores e parecidos com os outros veículos da marca.

São perceptíveis também novos pára-choques dianteiros, amplo teto solar e faróis auxiliares integrados no “rack” de teto.

A nova carroceria mede 4.630 mm de comprimento, 2.630 mm de distância entre-eixos, 1.770 mm de altura (95 mm) e 1.785 mm de largura. Essas modificações melhoraram o espaço para a bagagem e passageiros.

O conjunto propulsor e cambio, sem dúvida, é o ponto alto do X-Trail. Poucos conjuntos de “powertrain” têm uma resposta tão suave e precisa como o do Nissan X-Trail 2009.

O motor é um 2.0 16V, com bloco e cabeçote de alumínio, dotado de comando de válvulas variável.

Seu câmbio, uma segunda geração do CVT, possibilita o aumento da velocidade sempre no regime de torque máximo do motor.

Por ter relações de marcha praticamente infinitas, a transmissão CVT, trabalha sempre dentro da faixa ideal de rotação do motor.

Apesar de difícil explicação, o que se nota é a suavidade na aceleração, mesmo quando o carro é solicitado ao extremo, sem a sensação provocada pela troca das marchas que ocorre com as transmissões automáticas tradicionais.

Como os utilitários esportivos representam à fatia do mercado brasileiro que mais cresceu este ano, a previsão inicial da Nissan é comercializar 100 unidades mês até o final de 2008.

Junto com o lançamento do X-Trail, a montadora encerra a primeira fase do programa SHIFT-Mercosul, que abrange desde abertura de novas revendas, produção de novos catálogos, estratégias de pós-venda, treinamento de pessoal a pacotes de preços fechados para revisões e planos especiais de seguro. Para acompanhar os concorrentes a garantia do X-Trail é de 3 anos. (BN)

Ficha técnica

Motor: 2.0, 16V, gasolina, 4 cilindros, sistema CVVTCS e acelerador eletrônico
Cilindrada: 1997 cm3
Potencia máxima: 138 cv a 5.200 rpm
Torque máximo: 20,2kgfm a 4.400 rpm
Tração: All-mode 4×4 com seletor no console central
Sistema de injeção: eletrônica Multiponto seqüencial
Suspensão dianteira: Independente do tipo McPherson
Suspensão traseira: Independente Multi-link
Freios: A disco nas 4 rodas com sistemas ABS e EBD
Comprimento: 4.630 mm
Largura: 1.785 mm
Altura: 1.770 mm
Entre, eixos: 2.630 mm
Altura mínima: 196 mm
Tanque de Combust.: 65 litros
Peso total: 2.003 kg
Preços: Versão SE – R$ 94.990,00 – Versão LE – R$ 102.590,00