Nissan apresenta a linha Livina 2009

A Nissan mostrou no Salão de São Paulo, dois carros de passeio que serão produzidos na fábrica de São José dos Pinhaisão Metropolitana da Grande Curitiba), em 2009: o monovolume Livina (para 5 pessoas), e seu irmão maior, o Grand (para até 7 passageiros), com a utilização de uma terceira fileira de assentos escamoteáveis.

De acordo com declarações de diretores da Nissan no Salão, o Livina deve chegar às ruas em março de 2009 com duas motorizações flex (bicombustível), 1.6 e 1.8,ção de câmbio mecânico ou automático.

Sua missão de acordo com a montadora será disputar mercado comsegunda geração do Honda Fit, referência num segmento que tem ainda Fiat Idea e Chevrolet Meriva.

OLivina deve chegar em meados do próximo ano e contará com umafileira de bancos que deslizam sobre trilhos para melhorar o acesso à última linha de assentos. A motorização será 1.8 flex, com opção de transmissão mecânica ou automática.

O conceito deste carro, porém, difere do que se costuma ver por aí quando se ouve o termo “sete lugares”. A Nissan, o Grand Livina “está mais para um Volks Spacefoxmenos que uma Zafira ou um Grand Scénic”, o que explica o perfil mais alongado e centro de gravidade mais baixo do modelo.

Globalmente estes dois carros são comercializados com muito sucesso em mercados em franco crescimento como China, Indonésia, África do Sul, Tailândia, Filipinas, Malásia e Taiwan.

“Com o lançamento do monovolume Livina (5 lugares) e a versão Grand Livina (7 lugares), ofereceremos uma linha mais acessível e com excelente custo-benefício ao mercado brasileiro e com toda a tecnologia e qualidade dos carros da gama Nissan”, informou o presidente da Nissan Mercosul, Thomas Besson. Os preços da nova família, no entanto, não foram divulgados.

A Nissan produz no Brasil desde 2002, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais. (BN)