Nissan 350Z: tradição e mito estão de volta

Símbolo do ressurgimento da empresa no cenário mundial e da retomada do pioneirismo em estilo e “design”, e herdeiro direto do 240Z que japoneses e norte-americanos não resistiam nas décadas de 70 e 80, o 350Z tem como essência a performance. Com mais de 1,4 milhão de unidades vendidas em todo o mundo, o 350Z é uma combinação imbatível de “design”, estilo e potência. A quinta geração do Z traz como conceito os contrastes. Agressivo, mas sedutor. Sofisticado e ao mesmo tempo aconchegante e charmoso. Leve, porém veloz.

Lançado como carro-conceito no Detroit Auto Show, em 2001, a nova linha da família Z chega ao mercado em 2002 atraindo antigos e novos aficionados pela mais nova máquina da Nissan.

Charme e design

O 350Z realmente impressiona à primeira vista. Seu apelo visual é muito forte. Este impacto talvez expresse uma das razões pelas quais tem sido o objeto de desejo de sucessivas gerações dos amantes de carros esportivos. Seu desenho é arrojado. Sua aparência larga e estrutura compacta refletem um estilo avançado e revelam um “design” incomum. Inspirado nos carros da F-1, com interior minimalista e exterior aerodinâmico, a nova geração do Z foi desenvolvida no Centro de Design da Nissan nos Estados Unidos e está sendo fabricado desde julho no Japão.

O mito

Embora a essência do “design” tenha sido tirada dos autênticos carros de corrida modernos, a equipe de Diane Allen associou ao 350Z laços herdados da primeira geração Z . O tributo aos modelos anteriores está em suas janelas traseiras e no emblema característico, mas seu desenho difere do original: as projeções mais curtas na frente e na traseira conferem ao 350Z uma aparência futurista, diferente da carroceria longa e estreita, nariz longo, cabina triangular e com extensão das linhas a partir de um teto arqueado do modelo 240Z, mantido nas modificações anteriores ao modelo 2002. As formas geométricas das maçanetas das portas e das rodas complementam a identificação do 350Z como um genuíno membro da família Nissan do século 21.

Desempenho

O estilo esportivo bastante agressivo do 350Z é complementado pela força e pela potência de sua motorização. O painel central apresenta-se em três grandes círculos, similar ao design do 240Z. Mas além dos instrumentos tradicionais para dirigibilidade, indicador de volume e pressão de óleo, o 350Z possui um toque a mais de modernidade com os sistemas computadorizados mostrados em display de cristal líquido. O modelo vem equipado com o sistema de áudio Bose com CD-Changer de 240 watts e sete alto-falantes, além do volante revestido em couro com a logo Z em alumínio bem no centro. A temperatura ambiente é controlada automaticamente pelo sistema de controle de bordo do novo 350Z.

Equipado com rodas de aro de 17 polegadas e pneus 225/50WR17 na dianteira e 235/50WR17 na traseira, o novo Z tem também o opcional de rodas de aro 18 polegadas e pneus de alta performance. Sua velocidade ultrapassa os 280 km/h.

Voltar ao topo