New Fit 2011: Moderno, prático e desejado

Cobiçado até mesmo por jovens sem filhos, o monovolume da Honda, fabricado em Sumaré, SP, é referência de bom produto em seu segmento. Por isso o Jornal do Automóvel avaliou a versão LXL do New Fit 2011 Flex, que recentemente chegou as revendas da marca. Externamente, o New Fit possui uma linha agressiva. Seu capô, por exemplo, possui traços afilados, reforçando sua imponência.

O Fit ganhou mais vitalidade com o lançamento de sua segunda geração. Tem formas musculosas, faróis dianteiros alongados para as laterais, capô avançado e outros detalhes que lhe deram um visual mais agressivo. Tem bom acabamento apesar dos plásticos das portas e painel serem suscetíveis a riscos.

Fácil de usar, o New Fit tem comandos claros e botões grandes. É um carro descomplicado intuitivo. A ergonomia também está presente, com seus bancos dianteiros envolventes, oferecendo mais conforto aos passageiros. E os bancos traseiros reclináveis são bipartidos e concebidos com sistema que possui mais de dez configurações de posicionamento. Possui ampla área envidraçada, facilitando a visibilidade dos ocupantes.

Seu conjunto óptico é marcante, oferecendo iluminação de elevado alcance, contribuindo para u’a melhor visão noturna. Internamente, o modelo é espaçoso, e o conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” está nítido graças ao habitáculo amplo.

Moderno painel de instrumentos (conta-giros, tacômetro e velocímetro), painel central “blackout” com computador de bordo, que traz todo tipo de informação ao condutor (consumo instantâneo e médio em km/l, autonomia e hodômetros total e parcial), e um avançado sistema de som, com rádio integrado ao painel com CD Player MP3/WMA.

Equipado com motor 1.4 i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas), e transmissão automática de 5 velocidades (também possui transmissão manual), o New Fit se comporta bem, tanto na cidade como na estrada. Tem boa estabilidade.

A versão LXL 1.4 agora vem equipada com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens bruscas, evitando seu travamento e mantendo a dirigibilidade.

Graças a sua direção com assistência elétrica, o New Fit é agradável de dirigir. Os sistemas de suspensão e direção são bem acertados. Enfim, o Honda New Fit é um carro espaçoso, prático, econômico e confortável. De acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o New Fit perde 8,8% de seu valor quando sai da concessionária. O New Fit 2011 une o prazer da direção e da companhia da família num único carro. Eis a razão de tanto sucesso.

Ficha técnica

Motor: 1.4 l, i-VTEC, dianteiro, 4 cilindros em linha, transversal, 16 válvulas, bicombustível
Cilindrada: 1.399 cm³
Potência: 100 cv (G) e 101 cv (A) a 6.000 rpm
Torque: 13 kgfm (G/A) a 4.800 rpm
Câmbio: Automático de 5 velocidades com Paddle Shift opcional
Comprimento: 3,90 m
Largura: 1,69 m
Altura: 1,53 m
Entre-Eixo: 2,50 m
Peso: 1.120 kg
Porta-Mala: 384 litros
Suspensão: Independente tipo McPherson, na dianteira, e barra de torção, na traseira
Freios: Discos dianteiros ventilados com ABS, tambor e ABS nos traseiros
Tanque: 42 litros
Preço: R$ 61.855,00