Nas férias, viaje sem preocupação

Julho, época em que muitos paranaenses aproveitam o período de férias escolares para viajar com a família. Antes de pegar a estrada, indica-se realizar uma revisão para garantir a segurança de motoristas e passageiros. Com a crise do sistema aéreo no País, para os que não querem arriscar ter algum problema na hora do embarque, a melhor opção é colocar o carro na estrada. Mas antes de fazer isso, técnicos e revendedores sugerem que o veículo passe por uma revisão completa.

A avaliação prévia do veículo previne acidentes e prolonga a vida útil de itens essenciais para realizar uma viagem tranqüila. Fazer revisão traz segurança ao motorista e passageiro, sem falar dos outros viajantes. O automóvel precisa funcionar perfeitamente, sobretudo, em razão das más condições das estradas brasileiras, aconselham gerentes de revendas.

Em média, na revisão de férias são checados 22 itens, como óleos de motor, câmbio, freio e diferencial, além do sistema elétrico e eletrônico, entre outros componentes. Mesmo que o proprietário tenha seguido todo o plano de manutenção indicado pelo fabricante do veículo, é importante fazer uma revisão antes de viajar. Caso esse seja o caso, geralmente, não há a necessidade de trocar os itens, apenas checá-los. Mas é importante verificar, principalmente a suspensão do veículo, freio, faróis e pneus.

No período de férias de julho, a procura por revisão costuma crescer em torno de 10%, o mesmo percentual constatado no ano passado. Mas certamente não haverá aumento em relação a 2006, porque este ano as vendas de carro zero quilômetro cresceram, o que diminuem os serviços oferecidos pelo Departamento de Pós-vendas das concessionárias. O sistema de arrefecimento também deve passar por uma revisão geral. Por exemplo: é preciso ter a certeza de que o nível de água no radiador está correto e se há aditivo, componente que evita o superaquecimento.

Indica-se fazer higienização do sistema de ar-condicio-nado, para evitar mau cheiro e proliferação de bactérias. Confira a documentação do carro, e boa viagem…